Nos Últimos 2 Meses a AppStore Vendeu 1 Bilhão de Apps

Esta semana o mundo parou para ver a apresentação do Steve Jobs na Worldwide Developers Conference da Apple, onde ele mostrou a próxima geração do iPhone. Como de costume, Steve levou algum tempo para mostrar ao público a posição da empresa com algumas estatísticas. Ele disse que o iPad acrescentou 8.500 aplicativos nativos desde seu lançamento há dois meses – uma taxa de crescimento quase três vezes maior do que a do iPhone e do iPod Touch nos dois meses após o lançamento da AppStore em 2008.

Atmosfera de Apps do iPad Cresce 3x Mais Rápida do que a do iPhone

O iPad vendeu 2 milhões de unidades nos seus dois primeiros meses de mercado, ou como disse Steve na apresentação, foram 3 iPads vendidos por segundo. Durante o mesmo período, os aplicativos para o dispositivo têm sido lançados a uma velocidade de aproximadamente 140 por dia. De acordo com nossos cálculos, o iPhone e o iPod Touch levaram mais do que o dobro do tempo para atingirem 8.500 aplicativos, criando numa faixa de 56 apps por dia.

O rápido crescimento de aplicativos do iPad é provavelmente devido ao fato de que a AppStore está por aí há mais tempo, e muitos desenvolvedores – que já reconhecem o potencial do mercado de aplicativos – vêm construindo aplicativos há muitos meses. Mas não é provável que o número total de aplicativos do iPad ultrapasse o número de apps do iPhone e iPod Touch, pelo menos não em breve. A dupla de veteranos conta com 31.500 apps novos desde o lançamento do iPad, um crescimento de 525 apps por dia.

Aplicativos do iPhone ainda Vendem Muito mais

A outra parte fascinante das estatísticas é que, enquanto o número de aplicativos do iPad está crescendo muito mais rápido que o número de apps no lançamento do iPhone / iPod, os aplicativos da dupla de veteranos venderam muito mais nos seus primeiros dois meses, e continuam assim até hoje. Nos primeiros três meses de vida da AppStore foram 100 bilhões de downloads. Para o iPad passar este número ele terá que vender 65 milhões de aplicativos neste mês, quase duplicar suas vendas durante os dois meses passados de 35 milhões de aplicativos vendidos.

As vendas e o número de aplicativos disponíveis tem aumentado exponencialmente desde o lançamento da AppStore, e o lançamento do iPad ajudou a fazer dos últimos dois meses o período de crescimento mais rápido dos aplicativos até então. Em apenas dois meses foram vendidos 1 bilhão de aplicativos, chegando na marca de 5 bilhões de aplicativos vendidos. Nesses dois meses o número total de aplicativos também aumentou em 40.000, chegando ao total de 225.000.

A Culpa é do Preço?

O iPad representou 21% do crescimento dos aplicativos, mas foi responsável apenas por 3% das vendas – dados que ilustram a afirmativa de que usuários do iPhone e iPod instalam duas vezes mais aplicativos que usuários do iPad. De acrodo com um estudo realizado pela Nielsen, os usuários de handsets possuem uma média de 37 aplicativos em seus dispositivos, enquanto Steve Jobs afirmou essa semana que os usuários do iPad possuem uma média de 17 aplicativos por dispositivo. Uma empresa holandesa de pesquisa móvel descobriu que aplicativos do iPad tem uma média de preço de US$ 4,67, e a média de preço dos aplicativos do iPhone/iPod é de US$ 3,87 – o que provavelmente atrapalha as vendas de aplicativos do iPad.

A Apple também diz que recebe 15.000 aplicativos por semana para análise, e que 95% dos aplicativos são aceitos uma semana após sua apresentação. Com base nesses números, 114.000 aplicativos ou atualizações de apps existentes tentaram entrar na AppStore nos últimos dois meses. Já que apenas 40.000 novos aplicativos foram adicionados durante o período, isso significa que dois terços dos aplicativos são atualizações de aplicativos existentes.

Um Mercado Lucrativo

Não é a toa que as atualizações continuam entrando, já que os desenvolvedores estão tirando um bom “trocado” na AppStore. Segundo o Steve Jobs a Apple tem pagado aos desenvolvedores mais de US$1 bilhão em receita da AppStore, uma média de quase US$4.400 por app. Se a Apple pagou mais de US$1 bilhão para os desenvolvedores, isso significa que ela tem embolsado mais de US$428 milhões da sua parte, os 30% das vendas dos aplicativos.

Na sua taxa de crescimento atual, a AppStore deve passar a marca de 10 bilhões de downloads no início de Abril de 2011. Mas com o crescimento exponencial contínuo visto no gráfico acima, não seria surpreendente ver a Apple ultrapassar este número até o final do ano.

0 responses to “Nos Últimos 2 Meses a AppStore Vendeu 1 Bilhão de Apps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *