NoSQL o quê??? Nunca Ouvi Falar!

Sempre tivemos interesses nas soluções NoSQL – seja com os cientistas da CERN que usam CouchDB ou de como o jogo social Farmville utiliza soluções NoSQL – principalmente em como e porque bancos de dados não relacionais são desenvolvidos e implementados.

Como já vimos anteriormente, as ferramentas NoSQL foram desenvolvidas para atender às novas exigências para os bancos de dados, já que o banco de dados relacional tradicional não é tão otimizado para elasticidade, escala, ou para a natureza da computação distribuída atual. E como as ferramentas NoSQL como o Cassandra e o MongoDB se tornaram parte importante de muitas startups (por exemplo o Facebook, Foursquare, Twitter, etc).

Mas fora dessas empresas, como foi a real penetração do NoSQL?

Uma recente pesquisa da Information Week com 755 profissionais de TI descobriu que menos que 5% dos entrevistados estão usando ou coordenando bancos de dados NoSQL em suas empresas.

E 44% nunca sequer ouviram falar de NoSQL.

Isso significa que o movimento NoSQL ainda possui um longo caminho pela frente, não apenas em termos de implementação das tecnologias, mas na educação dos profissionais de TI sobre os benefícios das soluções NoSQL. Confira os (curiosos) resultados abaixo:

0 responses to “NoSQL o quê??? Nunca Ouvi Falar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *