Nova Aliança é Formada Para Oferecer um Modelo Self-Service de Serviços em Nuvem

Muitas empresas, por causa das preocupações sobre a maturidade e segurança das nuvens públicas, estão optando pelas nuvens privadas (ou híbridas) para terem acesso aos benefícios que a computação em nuvem oferece quando ainda operam por trás da firewall. A Eucalyptus Systems, newScale, MomentumSI, e a rPath anunciaram recentemente na  VMWorld uma aliança que segundo eles irá facilitar esta transição, oferecendo a corporação uma plataforma integrada para a computação em nuvem privada e híbrida.

Os Blocos de Construção para uma Nuvem Self-Service

Conforme um relatório recente da Forrest, muitas empresas não possuem a infra-estrutura e o conhecimento necessário para fazer a transição para a computação em nuvem, e esta aliança espera que sua plataforma possa ajudar a essas empresas darem este passo com uma solução self-service. Certamente, as empresas envolvidas oferecem peças importantes para fazer esta proeza, tanto na infra-estrutura como no software. A newScale permite o provisionamento sob demanda, aplicação de uma política de controle e o faturamento de uso. A rPath automatiza a implantação e manutenção de sistemas e softwares. E a MomentumSI lida com a implementação.

Argumentando que uma abordagem de “um modelo para todos” não funcionaria para a empresa, a aliança espera que este modelo self-service seja capaz de atender as necessidades de empresas específicas.

Iniciativas, Alianças, e um Mercado Muito Competitivo

É difícil não fazer comparações desta aliança com a iniciativa OpenStack anunciada no final de Julho. A OpenStack, que conta com a participação de várias empresas inclusive com a Rackspace e a Eucalyptus, também oferece os blocos de construção para a nuvem.

Cada vez mais empresas oferecem soluções de nuvem privada, e o mercado não conseguirá sustentar a todas. E embora faça sentido as empresas como a Eucalyptus, newScale, rPath e MomentumSI reunirem forças para oferecerem suas soluções no modelo self-service, não sabemos se uma aliança é o suficiente para ganhar mercado neste espaço competitivo.

0 responses to “Nova Aliança é Formada Para Oferecer um Modelo Self-Service de Serviços em Nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *