Nova API da Google: Email como Plataforma Corporativa

A Google anunciou a liberação de uma nova API que permite que serviços de terceiros ofereçam conteúdo contextualmente relevante além de uma funcionalidade dentro da interface de email dos usuários do Gmail no Google Apps. É outro sinal de que o mercado de clientes poderosos de emails está voltando com tudo, principalmente com a nova interface do Hotmail.

Se você notou a mudança da maneira com que certos serviços da Google como YouTube e Picasa lidam com os links dentro de emails do Gmail (ambos viram previews de vídeos ou imagens), então você tem uma ideia de como outras aplicações podem agora se relacionar com o conteúdo do seu email. Agora imagine outras partes de um email sendo construídas em cima de um ecossistema de desenvolvedores. Há muito potencial nesta atualização.

O email continua sendo uma plataforma rica e importante para a comunicação, agora a Google espera que ele se torne também uma plataforma para o desenvolvimento. A API por enquanto será limitada ao Gmail do Google Apps, onde pode ser implantada em grupos inteiros pelos clientes do Apps através do Google Apps Marketplace. Algo parecido chegou para a versão do consumidor do Gmail recentemente, quando a empresa lançou o OAuth para o IMAP. Mas recentemente a empresa anunciou a disponibilidade de novos scripts para automatizar o Google Apps também.

Dez serviços foram selecionados como parceiros de lançamento e oferecem todas as indicações das possibilidades.

Nas palavras da Google:

Várias novas integrações de gadgets contextuais para o Gmail estão disponíveis hoje para clientes do Google Apps no Apps Marketplace:

  • O AwayFind permite que você marque certos contatos ou tópicos de mensagens como “urgente” e, em seguida, o avisa pelo telefone ou SMS quando chegam mensagens relevantes.
  • O Kwaga exibe perfis de redes sociais e lista trocas recentes de email com as pessoas que você corresponde.
  • O Gist reúne informações de toda a web sobre as pessoas que você está correspondendo, fornecendo perfis de pessoas e empresas com novidades e atualizações.
  • O Pixetell detecta os links de email para mensagens de vídeo criadas com o software do Pixetell e permite que você visualize, comente e compartilhe os vídeos sem sair da sua caixa de entrada.
  • O Smartsheet permite que você acesse e atualize entradas no pipeline de vendas do Smartsheet e projete uma ferramenta de gerenciamento.
  • O Xobni, o Rapportive, o Manymoon, o Newmind Group, e o BillFLO também lançaram suas próprias integrações contextuais de gadgets.

O Email continua Quente

E email ainda é uma ótima área para o desenvolvimento. Um exemplo recente é que o bom e velho Hotmail virou notícia com sua nova versão.

Já tem muito tempo que o Yahoo! oferece APIs para emails, embora tenham sido usadas apenas internamente para acrescentar novos recursos ao Yahoo! Mail. Isso também pode mudar em breve, já que Eran Hammer-Lahav do Yahoo!, líder no desenvolvimento do protocolo OAuth, recentemente mudou seu foco para fazer o desenvolvimento de padrões abertos no departamento do Yahoo! Mail. As restrições de acesso da API do Yahoo! Mail foram removidas no mês passado.

0 responses to “Nova API da Google: Email como Plataforma Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *