Nova Versão do Android, Google Seguindo os Passos da Apple

A Google anunciou ontem a próxima versão de seu sistema operacional móvel para o Android, o 2.2 também conhecido como Froyo. De acordo com a Google, esta nova versão será significativamente mais rápida e mais voltada para a corporação. O Froyo também oferecerá uma API de backup, uma API de mensagens “cloud-to-device” e suporte para tethering e hotspots portáteis (compartilhamento de 3g via wi fi). Além disso, o Android 2.2 terá um navegador mais rápido e será mais fácil para os usuários encontrarem novos aplicativos.

Mensagens Cloud-to-Device

Um dos recursos mais interessantes do Android 2.2 é o serviço de mensagens cloud-to-device que, à primeira vista, parece com o serviço de notificações push da Apple. O vice-presidente de engenharia da Google, Vic Gundotra, deu um tapa de luvas na Apple ao afirmar que esta API não tem o propósito de “compensar a falta de recursos básicos como o multitasking”. Em vez disso, esta nova API permitirá que usuários enviem mensagens de outros serviços como o Google Maps. No exemplo apresentado pela Google, Vic Gundotra enviou coordenadas do Google Maps na web diretamente para o telefone.

Velocidade

O vice-presidente de engenharia também salientou que esta nova versão do Android é significativamente mais rápida que as versões atuais. Graças a um novo compilador, vários benchmarks mostram que os aplicativos rodados no Android 2.2 são até cinco vezes mais rápidos do que o mesmo código sendo executado no Android 2.1.

Corporação

A Google claramente procura atingir também usuários corporativos com o Android 2.2. A nova versão do sistema operacional terá integração com Exchange, para rastreamento de conta e a capacidade de sincronização de calendário. Graças a uma nova política de gerenciamento de APIs de dispositivos, os desenvolvedores serão capazes de criar aplicativos que rodam em remote wipes.

Tethering e Hotspots Mobile

Os dispositivos Android agora funcionam como hotspots portáteis. Criar um hotspot será fácil, basta ativar o recurso nas configurações do Android. Mas claro que esta funcionalidade terá que ser aprovada pelas operadoras.

Navegador

O navegador do Android 2.2 teve uma grande melhora de desempenho graças ao motor Chrome V8 JavaScript. Ao menos na demonstração, o navegador do Android superou o Safari rodando no iPad. De acordo com a Google, o motor V8 resultou numa melhora de fator três em performance JavaScript.

Esta versão do Android dará aos desenvolvedores maior acesso aos sensores do telefone e permitirá a interação de aplicativos com a entrada de um acelerômetro do telefone e também com sua câmera.

Voice Input

A Google também destacou as características de reconhecimento de voz do Android. Segundo o Vic Gundotra, o uso do reconhecimento de voz em pesquisas longas funciona muito bem. Na próxima versão do Android, após a 2.2, o software também será capaz de entender as intenções do usuário. A Google foi breve na apresentação deste recurso, mas claramente fez o público lembrar da Siri, uma empresa que a Apple comprou recentemente para oferecer uma funcionalidade similar no iPhone OS.

Memória Externa e Auo-Updating para Aplicativos

O Android 2.2 automaticamente moverá os aplicativos que não couberem em sua memória interna para um cartão SD. Além disso, você agora pode atualizar todos os seus aplicativos com um só clique e até mesmo ativar a atualização automática sempre que desenvolvedores lançarem novas versões.

Mercado no Navegador

A Google levará o Android Market para o navegador para dar aos usuários uma experiência mais parecida com o iTunes. Graças a nova ferramenta de mensagens cloud-to-device, sempre que você comprar um aplicativo no Android Market pela web, o download desse aplicativo começará automaticamente no seu dispositivo Android.

Música

Os usuários poderão também transmitir as músicas de seu desktop em seus dispositivos Android. Isso graças a compra tímida da Simplify Media pela Google.

Estamos empolgados com a nova versão do Android. Assim que tivermos acesso ao preview postamos um review por aqui. Será que ele desbanca o iPhone OS 4? Queremos saber a sua opinião.

0 responses to “Nova Versão do Android, Google Seguindo os Passos da Apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *