A Google anunciou hoje uma mudança no seu algoritmo de busca que, segundo a empresa, vai impactar 35% das buscas. A mudança é uma continuação da última atualização, chamada Caffeine, focando entregar resultados relevantes e com conteúdo novinho em folha. “Mesmo que você não especifique em sua busca, você provavelmente quer resultados de busca que são relevantes e recentes,” escreve o post que anunciou a notícia.

O post do blog da empresa explica a atualização com um exemplo simples: se você buscar por Olimpíadas, você terá resultados recentes com conteúdo sobre a próxima versão que ainda irá acontecer, e não informações sobre as olimpíadas de 1918. A busca mesmo sem especificar o ano das Olimpíadas vai lhe fornecer dados sobre os acontecimentos mais recentes. Dependendo do termo de busca, o algoritmo descobre se um resultado de uma semana atrás sobre uma série de TV é recente, ou se um conteúdo de uma semana atrás sobre uma versão mais nova de jailbreak para o iOS 5 já está velho.

Com a atualização antecessora Caffeine, a Google foi capaz de rastrear rapidamente resultados mais recentes em uma escala maior. O algoritmo atual saberá exatamente quando entregar conteúdo mais recente, ou um conteúdo não tão recente que será mais adequado à busca.  Confira os tópicos mencionados no blog:

  • Acontecimentos recentes ou tópicos quentes Para acontecimentos recentes ou tópicos quentes que estão sendo falados na web, o foco será nas notícias mais recentes. Quando você procura por algum evento, como o protesto Occupy Oakland, você encontrará resultados que acabaram de ser publicados.
  • Eventos regulares  Alguns eventos ocorrem regularmente, como conferências anuais, eleições presidenciais. Quando buscar sobre eventos desta natureza sem especificação alguma, você encontrará resultados dos eventos mais recentes, como as últimas eleições ou até mesmo as preparações para a próxima. Se tratando de eventos como o Brasileirão ou o UFC, você terá acesso às informações mais recentes.
  • Atualizações recentes – A Google também pensou nas informações que mudam frequentemente, mas não são tão quentes assim. Se você busca reviews ou informações de produtos e serviços, você encontrará informações atualizadas com este algoritmo.

Mas, de acordo com o post, não seremos prejudicados quando pesquisamos sobre algo que não precisa ser recente, como uma receita de culinária. Você vai encontrar os mesmos resultados, que não são baseados na data da publicação.

Isso tudo é muito bonito, mas teremos que fazer mais alguns testes para ver quais serão as consequências da atualização nos blogs. Vamos torcer para que este impacto de 35% seja positivo.