Acaba de ser lançado no Brasil um modelo diferenciado de venda de vinhos. O Sonoma é um serviço de e-commerce com “vendas privadas.” Ficou curioso? Confira a release:

O Sonoma é uma startup criada por uma equipe de profissionais com grande reconhecimento tanto na área de enogastronomia quanto na de e-commerce. Adotando o modelo de “venda privada,” o Sonoma oferece aos seus membros seleções semanais em quantidades limitadas, com preços até 60% abaixo do mercado.

O fundador do Sonoma é o americano Alykhan Karim, 28 anos, que mora no Brasil há dois anos e é apaixonado por vinhos. Impressionado com a grande diferença entre os preços e a dificuldade de acesso a vinhos de qualidade no Brasil, comparado ao Estados Unidos, resolveu trazer o novo modelo de comércio eletrônico para baixar bem as margens, ainda oferecendo aos membros do Sonoma produtos de alta qualidade.

A equipe Sonoma tem muita experiência na área de e-commerce. Alykhan gerenciou a área de vendas na empresa de e-commerce Oppa, recentemente montada no país por outro jovem empresário estrangeiro. Em São Paulo, o americano associou-se a Edson Barbosa para esse novo projeto. Com muita experiência também em e-commerce, Barbosa foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no Brasil, a Estação do Vinho. Para o projeto, contaram também com a ajuda de Marco Del Vale Martins, sócio minoritário do Sonoma e conselheiro para marketing e TI.

Com um investimento inicial em torno de 600 mil reais, estruturaram-se para tentar mudar o comércio no mundo do vinho e da gastronomia. Escolheram o modelo de venda privada, um site com visibilidade apenas para as pessoas cadastradas, onde os produtos são negociados diretamente com as fontes, oferecidos em quantidades limitadas e com preços muito abaixo do mercado. Em vez de manter uma loja tradicional comprando de distribuidores, a equipe Sonoma negocia com vinícolas e produtores artesanais e serve como um portal para conectá-los com os membros do site.

Será que o mercado de vinho está pronto para esse modelo? Os sócios apostam que sim. “Hoje o crescimento de consumo de vinho e produtos gourmet no Brasil é impressionante,” analisa Alykhan. Pesquisando o mercado, observou um crescimento de 13% na venda de vinhos por volume (2010/2011) no Brasil, com um faturamento aumentando 19,6%, o que torna investimentos na área de vinhos no Brasil muito atraente, principalmente se comparados com o mercado americano, onde a expectativa de crescimento de consumo de vinhos para o período (2010-2013) é de 3% por ano. Também expressiva é a expectativa de crescimento do e-commerce para 2011-2012 de 33.6%, para uma quantidade de internautas de 82.4 milhões de pessoas no Brasil.

“No Brasil existem hoje vinhos e produtos gourmets incríveis, diferenciados, porém por falta de margem para sua divulgação são de difícil acesso para o público em geral”, explica Jô Barros, a sommelière do Sonoma, eleita a melhor sommelier do Brasil em 2011 pela revista Prazeres da Mesa. “O Sonoma quer ser o link entre produtor, ou importador, e o consumidor final”, explica ela. Jô também foi cativada pela ideia do Sonoma, optando por trabalhar exclusivamente neste projeto, se juntado aos sócios nesta missão.

A empresa começou suas atividades em 1 de Julho e no final do mês já contava com 35 mil cadastros no site e quase 100 mil amigos no Facebook, principalmente pela divulgação boca a boca. “Já tivemos clientes comprando 5 vezes no primeiro mês, já á se tornaram VIP, nunca mais vão pagar custo de frete nas entregas”, conta empolgado Alykhan. A expectativa de faturamento em 2012 para as atividades do Sonoma é de R$1.500.000,00.

No quesito de oferta de produtos, a equipe do Sonoma promete ser extremamente rigorosa na seleção dos vinhos oferecidos e produtos gourmets. Os produtos são avaliados e escolhidos pela equipe de curadores com 3 critérios básicos: qualidade; relação custo x benefício e a resposta positiva para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”. A rede de contatos destes especialistas vai garantir o acesso a produtos especiais, grandes oportunidades e com certeza grandes negócios. “O Sonoma quer ajudar a ambos, novato e conhecedor, a navegar neste mundo”, explica Edson Barbosa.

Para realizar essa missão, além das boas ofertas, o Sonoma também cria conteúdo de alta qualidade, escrito por jornalistas especializados na área, num estilo diferente das mídias especializadas: simples e claro, com uma linguagem lúdica e divertida. “Escrevemos como se fossemos um “amigo” descrevendo um vinho”, comenta Jô Barros. “Os amigos costumam passar confiança e credibilidade nas suas dicas e é exatamente isso que queremos ser para nossos clientes”.

Por enquanto o Sonoma entrega em toda a região sul e sudeste do país, mas em breve atenderá outras regiões do Brasil.