Novo layout do Orkut: concorrente para o Twitter no Brasil?

dlpage_alt

Não sabemos se é uma brincadeira, jogada de marketing ou somente um erro por parte do Google, mas a página de download do Google Chrome em português mostra uma pequena imagem do que pode vir a ser o novo layout do Orkut. Apesar de ser uma pequena foto, já podemos tirar algumas conclusões.

Esteticamente falando pouca coisa mudou: o site se tornou menos azul, com o branco predominante, mas a disposição das janelas de conteúdo principal, propaganda e lista de amigos continua praticamente a mesma. O grande destaque está para a área laranja, cuja cor pode ser alterada, como podemos ver pela pequena aba com cinco cores logo acima.

Mas o ponto realmente crucial nesse layout é exatamente o campo de formulário que está em bastante destaque dentro de área laranja: “Conte algo para seus amigos”. Ou seja, todo o foco do layout está na atualização do status do usuário, uma mudança grande do modelo anterior focado na troca de mensagens diretas entre pessoas (scraps) para um modelo broadcast no estilo Twitter. Logo abaixo da área laranja também podemos ver que a primeira aba de conteúdo possui exatamente a lista de atualização de status de seus contatos.

Isso mostra que o Orkut, assim como o Facebook, está planejando em investir pesado na Web em Tempo Real, uma das nossas 5 tendências para a web em 2009. Por causa penetração consideravelmente maior do Orkut em relação aos seus concorrentes aqui no Brasil essa possível mudança de layout poderá ser o primeiro contato de boa parte da população com esse formato.

pages_changes

Como temos somente uma imagem, e nenhuma confirmação, há várias questões que podemos levantar: será que o Orkut também irá investir na criação de APIs para a integração dessas atualizações com outros serviços e softwares? Qual será realmente o impacto de se investir em um modelo focado na troca de informações em tempo real em um mercado em que o acesso à Internet por dispositivos móveis, muito importante para o sucesso desse modelo, é minúsculo se comparado com a realidade de países como os EUA? Será que essa é somente uma resposta direta (e tardia) ao Facebook, que começa a mostrar grande interesse pelo Brasil?

Se esse layout for realmente vir a ser implementado será uma manobra bem inteligente por parte do Google, uma vez que o Twitter ainda não possui uma adoção de massa no país e é uma maneira do Orkut já garantir o maior espaço possível na Web em Tempo Real, tendo como vantagem sua imensa base de usuários e tentando impedir o crescimento dos concorrentes aqui no Brasil.

Esses são somente alguns dos questionamentos. O que vocês acham?

0 responses to “Novo layout do Orkut: concorrente para o Twitter no Brasil?

  1. São duas questões principais para o Orkut decolar no mundo.

    1. Integração total com o Friend Connect. Quase como uma fusão. Quando o Google levar a sério sua rede social e interligar tudo, aí sim o negócio vai.

    2. Encontrar um meio de inovação. Para mim, está na questão do gerenciamento de comunidades e votações internas (em um espírito wiki mesmo de auto-regulação). A rede tem que ter algum diferencial, porque como está não tem muito o que oferecer a não ser as pessoas que estão lá. Aí, em breve, todo mundo já vai estar no Twitter, Facebook.. Assim, não vai ter mais nada de 'chamativo'

    Real-time é importante, é? Mas, a meu ver a chave está cada vez mais no filtro das coisas e é nisso que o orkut pode crescer. Filtros humanos.

  2. Acho que a implementação dos status updates é interessante, mas essa tela não mostra o atual “activity stream” que tem na tela inicial do orkut. Se eles removerem isso acho que seria um grande erro. Por outro lado, se mantiveram, a integração dos status updates com o activity stream precisa ser bem pensada do ponto de vista da interface, a solução que o facebook adotou é interessante mas pode ser melhorada, tanto é que mas muitos usuários não receberam bem.

    Agora imagina a quantidade de pérolas que vão brotar nessa parada de “Conte algo para seus amigos”. O pessoal daquele blog Grande Tolices do Orkut vai ter material pra séculos hehehe.

  3. O contato dos usuários com esse novo layout pode até prejudicar o orkut. Com o interesse do Facebook no Brasil, os usuários do serviço do Google podem se acostumar e diminuir a barreira de aceitação que existe com a outra ferramenta Gringa.

  4. Sana, eu imagino (e isso é um chute) que o activity stream seria integrado com o status updates. Ou seja, entre os tweetkuts dos amigos viriam também as atividades como “Fulano de tal adicionou fotos”.
    Honestamente, acho que vai ser uma confusão danada quando mudarem o layout. Além da confusão de usabilidade, vamos ter todos estes problemas de “pérolas do orkut” em escala cada vez maior

  5. É um ponto de vista interessante. Mas por outro lado também é a primeira incursão do Google num serviço real time (esqueça o Wave), o que é importante para no futuro competir com twitter e Facebook, ou pelo menos entender como estes serviços funcionam a fundo, e ter mais dados para analisar.

  6. E ainda tem o Google Wave. Na apresentação do Wave, o pessoal do Google mostrou alguns recursos interessantes com o Orkut.

    Eu acho que não tem muita coisa a ver essa idéia de concorrência com o Twitter, apesar dos dois serem redes sociais. Pra mim, a “grande massa” do Twitter é bem diferente da “grande massa” do Orkut, o que justifica a não concorrência 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *