Novo Visual do Orkut Aumenta a Audiência da Rede Social Mais Popular do Brasil [Gráficos]

Três meses após a alteração do visual da rede social mais popular do país, o Orkut, captamos alguns dados no Alexa para avaliar os impactos da maior mudança já feita no serviço em sua audiência. A alteração ocorreu em 29 de Outubro de 2009, quando fizemos uma análise completa do serviço e sorteamos alguns convites com nossos leitores.

Além das mudanças na interface, o Orkut também lançou uma API de compartilhamento neste período e teve um grande aumento no volume de aplicativos do tipo Social Games.

Confira abaixo os Gráficos:

Pageviews:

Em meados de Novembro, nota-se um grande aumento no número de pageviews entregues pelo orkut, até atingir um patamar mais alto que antes da mudança. Nota-se também que antes da mudança, o orkut vinha passando por uma constante redução no número de pageviews entregues. Teria a nova interface do Orkut gerado mais interesse na rede social e revertido sua tendência de queda?

Alcance (Reach)

Assim como os pageviews, o alcance do Orkut teve um forte aumento com a alteração do visual do serviço. Para quem não sabe, reach, ou alcance é uma métrica que o Alexa usa para determinar a penetração de um site entre os usuários da web. Quanto maior o alcance de um serviço, mais usuários ele consegue atingir dentre o conjunto dos usuários da web.

Pageviews por Usuário

Junto com a mudança, percebemos também uma queda no volume de pageviews por usuário, páginas visitadas por cada usuário que acessa o serviço. É um tendência interessante, pois aparentemente, com a implementação do stream de atividades, os usuários estão passando mais tempo se relacionando na página principal do serviço. Como a nova interface do Orkut é desenvolvida usando GWT e muito AJAX, é possível que o usuário faça várias ações em uma mesma página sem ter que sair para buscar outros recursos. Será que essa foi a mudança responsável pela queda no número de pageviews por usuário? Algum outro palpite?

Estas são algumas das informações que podem ser obtidas analisando o ranking do orkut.com no Alexa. O que achou? Percebeu algum impacto do novo Orkut na maneira como os usuários utilizam o serviço? Deixe suas respostas ou dúvidas nos comentários.

14 responses to “Novo Visual do Orkut Aumenta a Audiência da Rede Social Mais Popular do Brasil [Gráficos]

  1. Samuel,

    O autor do tópico analisou os resultado do Orkut no mundo todo e não somente no Brasil.

    Acho que o novo visual do Orkut deu sim uma audiência maior a rede social, porém, os usuários se decepcionaram com a nova interface e devem migrar para o Facebook rapidamente.

  2. A proposta é bacana, mas analisar orkut global é como analisar o yandex global… Acho que o texto deveria deixar mais claro que não está sendo avaliado o Orkut Brasil, pois tem Brasil no título.

  3. nao consegui gostar do novo orkut, mas ainda acesso ele por hábitos todos os dias, e de fato deixo aberto na página inicial o tempo todo, acho que é mais pra tá sempre certa se aconteceu ou não algum fato interessante. Mas uso apenas a versão antiga, me sinto perdida na nova, nao consegui me adaptar… pra mim o grande diferencial do novo orkut é o sistema de fotos que é incrivel e muito melhor que o antigo.

  4. Alan, a análise não inclui usuários da Índia e do Brasil. Isso exclui a grande maioria dos usuários do site. Se vc analisar o gráfico do Brasil, verá que não houve esse crescimento espantoso – aliás, nem dá pra afirmar que houve crescimento no Brasil.

    Já na Índia, parece que o Orkut está em declínio constante e o novo formato do site não ajudou a mudar a tendência de queda. Veja: http://www.alexa.com/siteinfo/orkut.co.in

  5. Alan, a análise não inclui usuários da Índia e do Brasil. Isso exclui a grande maioria dos usuários do site. Se vc analisar o gráfico do Brasil, verá que não houve esse crescimento espantoso – aliás, nem dá pra afirmar que houve crescimento no Brasil.

    Já na Índia, parece que o Orkut está em declínio constante e o novo formato do site não ajudou a mudar a tendência de queda. Veja: http://www.alexa.com/siteinfo/orkut.co.in

  6. Diego a causa foi nobre mas a análise está equivocada.

    1. Correlação não implica causalidade. Mesmo que o gráfico do Alexa esteja correto (na minha opinião não está, ver #2) o fato de dois eventos estarem relacionados não quer dizer que um causou o outro (http://bit.ly/T1W8Y).

    2. É fato que os dados do Alexa são imprecisos, principalmente para o Brasil, o qual representa menos de 4% dos usuários do toolbar.

    3. O Alexa extrapola dados gerados pelo Alexa Toolbar que, até novembro do ano passado, quando foi lançado o addon para Firefox (coincidentemente a mesma época do “bump” no gráfico), era exclusivo para IE.

    4. Na minha opinião, um gráfico mais preciso é o do Google Trends, que mede a quantidade de buscas por região (http://www.google.com/trends?q=orkut&geo=bra&sa=N). Olha como ele conta uma história diferente.

  7. Diego a causa foi nobre mas a análise está equivocada.

    1. Correlação não implica causalidade. Mesmo que o gráfico do Alexa esteja correto (na minha opinião não está, ver #2) o fato de dois eventos estarem relacionados não quer dizer que um causou o outro (http://bit.ly/T1W8Y).

    2. É fato que os dados do Alexa são imprecisos, principalmente para o Brasil, o qual representa menos de 4% dos usuários do toolbar.

    3. O Alexa extrapola dados gerados pelo Alexa Toolbar que, até novembro do ano passado, quando foi lançado o addon para Firefox (coincidentemente a mesma época do “bump” no gráfico), era exclusivo para IE.

    4. Na minha opinião, um gráfico mais preciso é o do Google Trends, que mede a quantidade de buscas por região (http://www.google.com/trends?q=orkut&geo=bra&sa=N). Olha como ele conta uma história diferente.

  8. Diego a causa foi nobre mas a análise está equivocada.

    1. Correlação não implica causalidade. Mesmo que o gráfico do Alexa esteja correto (na minha opinião não está, ver #2) o fato de dois eventos estarem relacionados não quer dizer que um causou o outro (http://bit.ly/T1W8Y).

    2. É fato que os dados do Alexa são imprecisos, principalmente para o Brasil, o qual representa menos de 4% dos usuários do toolbar.

    3. O Alexa extrapola dados gerados pelo Alexa Toolbar que, até novembro do ano passado, quando foi lançado o addon para Firefox (coincidentemente a mesma época do “bump” no gráfico), era exclusivo para IE.

    4. Na minha opinião, um gráfico mais preciso é o do Google Trends, que mede a quantidade de buscas por região (http://www.google.com/trends?q=orkut&geo=bra&sa=N). Olha como ele conta uma história diferente.

  9. A daniela nao conseque cadastrar o meu orkut?
    A daniela nao conseque escrever o meu orkut?
    A daniela nao conseque encontrar o meu orkut?
    A daniela nao conseque procurar o meu orkut?
    A daniela nao esta consequindo entrar no meu msn-email?
    A daniela nao esta consequindo ativa o meu javascript?
    A daniela nao esta consequindo ativa o meu cookies?

  10. A daniela quer ter todos os e-mail?
    A daniela quer ter todos os endereços de email?
    A daniela quer ter todos os tipos de Orkut?
    A daniela quer ter todos os tipos de Myspace?
    A daniela quer ter todos os tipos de Facebook?
    A daniela quer ter todos os tipos de HI5?
    A daniela quer ter todos os tipos de Sonico?
    A daniela quer ter todos os tipos de Eujafui?
    A daniela quer ter todos os tipos de Crazy?
    A daniela quer ter todos os tipos de Bate-Papo?
    A daniela quer ter todos os tipos de Mozilla?
    A daniela quer ter todos os tipos de ferramenta?
    A daniela quer ter todos os tipos de Paint?
    A daniela quer ter todos os tipos de Windows Lives?
    A daniela quer ter todos os tipos de Windows Lives ID?
    A daniela quer ter todos os tipos de Google Talk?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *