Antid0te: Está Chegando Um Jailbreak Mais Seguro

Uma das muitas razões para que as pessoas não façam o jailbreak nos seus iPhones (além dá mais óbvia: “não vejo o por que”) é a preocupação de que vai afetar a segurança do seu telefone. Essa preocupação não é infundada – os jailbreakers são até encorajados a mudar a senha de root de seus telefones para impedir ataques indesejados.

Questões de segurança estão presentes porque os métodos atuais de jailbreak, pela sua própria natureza, diminuem certas proteções que a Apple coloca. No entanto, um novo método para o jailbreak chega para mudar isso. A ferramenta será chamada “antid0te” e está para ser lançado.

Em Breve: Um Jailbreak que Adiciona ASLR

De acordo com um relatório do The Register, um analista de segurança chamado Stefan Esser da empresa alemã SektionEins vai introduzir um novo processo de jailbreak que automaticamente instala a proteção de ASLR.

ASLR, abreviação de Address Space Layout Randomization, é uma proteção que altera de maneira aleatória as localizações da memória de onde o código injetado é executado. O analista de segurança Charlie Miller disse ao The Register que a ASLR é feita para Windows (Vista/7), para o novo Windows Phone 7, e está disponível em um formato mais limitado para o Mac OS X. No entanto, no iOS, o sistema operacional do iPhone, iPad, e iPod Touch, ele não está presente.

A atual falta da ASLR no iPhone permitiu que os pesquisadores de segurança na competição de hacking Pwn2Own deste ano invadissem um iPhone com todos os patches e possibilitou que eles seqüestrassem completamente o banco de dados SMS, incluindo as mensagens deletadas. O hack durou apenas 20 segundos.

Stefan vai apresentar seu novo e seguro método de jailbreak na conferência de segurança Power of Community no dia 14 de Dezembro. Ele também vai apresentar uma nova ferramenta chamada “antid0te,” que irá simplificar o processo de jailbreak para os usuários, assim como as ferramentas de jailbreak (redsn0w, PwnageTool, limera1n, etc.) fazem agora.

Para mais detalhes sobre o jailbreak do iOS atual e o tutorial, clique aqui.

Fazer o Jailbreak para Melhorar a Segurança do seu iPhone?

Será possível que o novo processo de jailbreak em vez de tornar os telefones menos seguros, poderia aumentar as proteções de segurança? Pelo menos é o que parece: “Com a ASLR, um exploit de mitigação que não está disponível nos iPhones da fábrica é adicionado, ele dificulta o hack,” é o que diz uma descrição no site da conferência. E não acaba aí. “Este é apenas o começo,” segue a descrição, “mais atenuações e uma reativação completa da proteção codesigning são planejadas para os próximos meses.”

0 responses to “Antid0te: Está Chegando Um Jailbreak Mais Seguro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *