O Que Se Espera da Web Semântica? Pesquisa Revela Dados Interessantes.

Este mês, a Pew Research Center’s Internet & American Life Project divulgou um estudo sobre a web semântica. Mas mesmo que existam várias controvérsias sobre a concretização de uma web realmente semântica, a pesquisa é bastante interessante.

O Lee Rainie da Pew e a Janna Quitney Anderson do projeto “Imagining the Internet” da Universidade Elon perguntaram a 895 especialistas para “prever a evolução provável para a realização dos objetivos da web semântica no ano de 2020.”

Cerca de 47% concordaram coma afirmação: “Em 2020, a web semântica prevista por Tim Berners‐Lee não será tão eficaz como esperavam seus criadores e o usuário comum não irá sentir muita diferença.”

Cerca de 41% concordaram com a afirmação contrária: “Em 2020, a web semântica prevista por Tim Berners‐Lee e seus aliados terá atingido um grau significativo e claramente a mudança será perceptível para o usuário comum.”

Entre os resultados mais interessantes está a conclusão de que “Cada vez mais se percebe que a utilização humana da linguagem é muitas vezes pouco lógica, enganosa, e assim a semântica humana pode em muitos casos e em um futuro próximo não ser compreensível  para as máquinas.”

O quanto do tédio humano as máquinas podem entender? O quanto nós permitiríamos que elas entendessem? Muitas pessoas possuem essas dúvidas. Grandes questionadores da web têm abordado a questão, como Cory Doctorow e Clay Shirky que escreveram sobre o assunto recentemente. O último disse que a web semântica “requer muita coordenação e muita energia para impactar no mundo real, onde a lógica dedutiva é menos eficaz e a dificuldade de se criar visão global compartilhada é muito mais difícil do que esperávamos.“

Do outro lado, Bryan Trogdon, presidente do The Semantic Group, declarou que “nos próximos 10 anos, a web semântica nos levará da era da informação para a era do conhecimento. As ferramentas e os serviços simples permitirão que as pessoas, empresas e governos retirem rapidamente o significado de uma vasta quantidade de dados que tenham compilado.” O admirável mundo novo!

As listas dos entrevistados, prós e contras, são extremamente fáceis de entender, mas os leitores irão encontrar opiniões sólidas e também algumas coisas bem malucas! (Em outras palavras, é super divertido, vale conferir.)

0 responses to “O Que Se Espera da Web Semântica? Pesquisa Revela Dados Interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *