Poucas áreas de atuação do Marketing Digital têm sido tão afetados – ou melhor, desafiados – recentemente quanto a de Search Engine Optimization. Considerado unanimemente como um dos pilares essenciais para o sucesso online, seja de um mega site de e-commerce, seja de um simples blog, o SEO tem evoluído de mãos dadas com a própria evolução dos motores de buscas. Entender o funcionamento dos “misteriosos” algoritmos do Google, Bing e Yahoo nunca foi tarefa fácil, e nos últimos meses tem se tornado ainda mais complicado, em especial por conta das mudanças imprimidas pelo Google.

A questão que se coloca, em última instãncia é: o SEO, como o conhecemos, tem os seus dias contados? Provavelmente não. Mas quando ouvimos o pessoal de Mountain View a falar em penalizar os sites que abusam do SEO, uma coisa é certa: as tradicionais estratégias e ações voltadas para a otimização de sites precisam ser revistas. Na sua compilação semanal de infográficos, o pessoal do Blog da Lecom abordou este tema, e vasculhou os arquivos do Visual Loop para tentar encontrar algumas respostas.

O mercado de SEO no Brasil | Via

A Evolução do SEO | Via

Tendências de SEO para 2012 | Via

Google Panda, um ano depois | Via

Como os links orgânicos do Google perderam valor | Via

Como captar links para o seu site | Via

Guia Ilustrado para automação do SEO | Via

Confira mais infográficos no post original, e deixe a sua opinião nos comentários quanto ao futuro do SEO.