DIY: Faça seu Próprio Hack do Kinect!

No inicio deste mês o hacker Hector Marcan lançou seus drivers open source do Kinect, ganhando US$ 3.000, o prêmio oferecido pela Adafruit Industries, uma empresa de Nova York que vende kits eletrônicos DIY (do it yourself). Desde então, muitas pessoas foram postando hacks que foram possíveis através do lançamento desses drivers open source – algo que pode lhe inspirar a hackear seu próprio periférico do Kinect.

Muitas pessoas que não são muito técnicas se tornaram mais confortáveis com o hacking, graças à facilidade dos hacks como o jailbreak do iPhone ou do Android. Porém, hackear o Kinect não é tão fácil quanto você pensa. Mas se você for um usuário avançado e confortável com linhas de comando do Python, repositórios do GitHub e outros, esse pode ser um projeto de fim de semana que você vai adorar.

Lista de Recursos OpenKinect

Não há necessidade de fazer uma cópia completa do tutorial daqui, já que o guia online completo e devidamente documentado está disponível neste site: ladyada.net/learn/diykinect. O site fornece instruções sobre como obter o controle da câmera do Kinect através da engenharia reversa no Xbox Kinect Motor, peça chave do dispositivo Kinect.

Outros recursos que você deve estar ciente, se você se atrever a se envolver com este projeto, inclua o seguinte:

  • O principal repositório de código-fonte está neste repositório GitHub. Ele contém os drivers e bibliotecas para o Xbox Kinect do Windows, Linux e OS X: Mas esteja avisado – a página diz que “você está por conta própria.”
  • O canal do IRC para o Kinect open source é #openkinect no Freenode.net. Se você precisa de um cliente do IRC, veja:
  1. Chatzilla (para Firefox): https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/16/
  2. http://webchat.freenode.net/
  3. http://quassel-irc.org/
  4. http://www.mirc.com/

Não Espalhe, mas a Microsoft Gosta dos Hackers do Kinect

De acordo com um relatório do CNET, que se espalhou por toda internet, a Microsoft não está feliz com esses que se esforçam para abrir seu dispositivo desta maneira. Um porta-voz da empresa disse à CNET:

“A Microsoft não aceita a modificação dos seus produtos. Com o Kinect, a Microsoft construiu várias garantias de hardware e software projetadas para reduzir as chances de alteração do produto. A Microsoft continuará a fazer avanços nesses tipos de garantias e vai trabalhar acompanhada de grupos de segurança de produto e da lei para manter o Kinect inviolável.”

Bom, isso pode ser a posição “oficial” da empresa, mas os apresentadores do show “Ping” do site de desenvolvedores da Microsoft, Channel 9, enviaram uma mensagem diferente para os hackers do Kinect. Durante os minutos 6:30 até 10:00 do episódio 83, os apresentadores discutem o hack do Kinect, dizendo que adoraram isso.

“Acho que está será uma ótima maneira de não só mostrar algumas das aplicações desse espaço externo dos games,” disso o co-apresentador Paul Mestemaker, “mas também uma ótima maneira para a Microsoft encontrar pessoas lá fora que são desenvolvedores talentosos e poderia até contratá-los.” Pouco depois ele diz que isso também “reforça o que o Steve Ballmer disse no CEO Summit no Brasil, algum tempo atrás – que esta é uma das maiores coisas que a Microsoft vai desenvolver e que não é apenas um brinquedo, não se trata apenas dos jogos. Essa é a próxima geração da interface de usuários.”

Pra que se Dar ao Trabalho?

Se você está se perguntando se deve fazer ou não o hacking do Kinect, este não é o projeto para você. Já vimos especulações de que o Kinect poderia um dia ser usado para controlar uma “Internet das Coisas,” e vimos analistas que classificaram o dispositivo como um divisor de águas. “O Kinect está para as interfaces de usuário multitouch da mesma maneira que o mouse foi para o DOS,” disse James McQuivey da Forrester. ”É uma mudança transformadora na experiência do usuário, é a interposição de uma maneira nova e natural de interação – não só com a TV, não só com os computadores – mas com todas as máquinas que vamos construir no futuro…”

O que Já Foi Feito com Sistemas Hackeados do Kinect

Hack do Kinect: Motores

Bichinhos de Sombra

Interactive Puppet Prototype with Xbox Kinect from Theo Watson on Vimeo.

Controlando um iRobot

Este experimento do Phillip Robbel da MIT conecta a unidade do Kinect a um iRobot que é capaz de pintar um quarto usando os sensores de profundidade do Kinect, é também capaz de reconhecer um humano e pode ser controlado com movimentos da mão. (via Forbes)

Captura de Vídeo 3D com o Kinect

Ao combinar a cor e a imagem de profundidade capturada pelo Microsoft Kinect, pode-se projetar a imagem da cor no espaço e criar uma representação “holográfica” das pessoas ou objetos que foram capturados. O site do projeto está aqui, e um você pode visualizar um vídeo similar aqui.

Multitouch com o Kinect Hackeado

Este vídeo mostra uma prova de conceito onde a câmera do Kinect é usada para uma interação semelhante ao multitouch.

O Kinect no OS X

XBox Kinect running on OS X ( with source code ) from Theo Watson on Vimeo.

Vídeo 3D Feito com o Kinect

3d video with Xbox Kinect from cc laan on Vimeo.

Reconhecimento de Objetos no PC

Esta prova de conceito mostra como o Kinect pode aprender a reconhecer objetos, como uma boneca, um cão e outras coisas.

… E Mais!

A lista atualizada de hacks do Kinect está sendo mantida aqui.

E você, vai se aventurar? Caso esteja pensando em fazer um hack do Kinect não deixe de nos dizer suas intenções!

0 responses to “DIY: Faça seu Próprio Hack do Kinect!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *