O HTML5 vai substituir os aplicativos para o iPhone?

Autor Convidado: Ariela Berstein trabalha no departamento de SEO e PPC da Wix.com, construtor de site grátis em Flash ou HTML5.

Desde que a App Store foi lançada em 2008, os programadores de Objective-C estão aproveitando a oportunidade. Enquanto isso, técnicos experientes em sites em HTML estão mostrando interesse na novidade. Hoje, há um novo concorrente: um aplicativo de HTML5 para iPhone. Além do mais, é baseado nas habilidades já existentes na sua coleção de truques incorporados. Mas antes de dar todos os seus elogios para o iOS da Apple, considere isto: o que o usuário quer?

Se os programadores obtiveram tudo isso sozinhos…

Se dependesse da maioria dos programadores, os aplicativos teriam suporte direto da internet, sem necessidade de complicações e multi-plataformas. Apenas uma aplicação daria conta de tudo, tendo como suporte um padrão aberto bem planejado. Infelizmente, os geeks têm um caminho longo a percorrer antes que dominem o planeta terra. E, por enquanto, pelo menos os jogos online ainda têm carência de aplicativos importantes para os clientes adquirirem.

Os aplicativos HTML5 ainda não são tão avançados quanto os aplicativos nativos

Novos recursos estão sendo constantemente adicionados ao mix do HTML5, incluindo a função câmera, geolocalização e muito mais. No entanto, apesar desses avanços, a nova linguagem da web ainda é significativamente inferior às principais plataformas nativas de APIs e SDKs.

HTML5 nunca pode ser tão avançado quanto os aplicativos nativos

Polêmico, mas verdadeiro. Embora o HTML5 esteja avançando aos trancos e barrancos, assim também é a plataforma nativa de APIs. E esses avanços não são susceptíveis de serem compartilhados com os programadores do HTML5 – o Siri da Apple, por exemplo, será sempre exclusivo para os usuários de iOS.

A experiência do usuário impõe construção

Por mais que os programadores lancem o HTML5 como uma experiência única de construção, a realidade é que diferentes dispositivos precisam de otimização. Não otimizar significaria deixar os aplicativos da web em grande desvantagem perante aos seus colegas experts no assunto.

Aplicativos nativos estão em toda descoberta

Em todas as principais plataformas nativas, desenvolvimento e distribuição andam de mãos dadas. O mesmo não pode atualmente ser dito para aplicativos de HTML5. E mesmo que uma loja de HTML5 ganhe influência, um dispositivos equivalente agora incorporado será difícil de superar.

Estabelecer uma relação nova de faturamento 

Aplicativos premium de HTML5 não são tão simples quanto os seus parentes nativos. Embora operadoras de telefonia móvel possam gerenciar o faturamento, o caso é limitante. Enquanto isso, os cartões de crédito ou PayPal poderiam funcionar, mas há problemas de confiança.

Todos os itens acima podem parecer deprimentes, mas isso só é verdade se você está procurando uma solução. A realidade é que não há razão para que os aplicativos nativos e os aplicativos de HTML5 não possam coexistir pacificamente.

Essa é a solução que o Facebook estabeleceu. A rede social gigante lançou o seu aplicativo de HTML5 em outubro de 2011. A empresa espera evitar a comissão de 30% que paga, atualmente, aos admiradores da Apple e Android.

O aplicativo de HTML5 do Facebook desde que começou até agora têm sido moderadamente comparados aos aplicativos nativos super populares da empresa, mas poderia provar ser lucrativo a longo prazo para a recém rede social IPOed.

Os templates de sites da Wix em HTML são totalmente personalizáveis e estão disponíveis em uma variedade de categorias profissionais, incluindo:

  • Negócios
  • eCommerce
  • Páginas de Facebook 
  • Moda
  • Estilo de Vida
  • Música
  • Ramo Imobiliário

Os modelos são totalmente personalizáveis.

Nenhuma experiência de programação é necessária para usar o design da Wix para site em HTML5. Basta arrastar e soltar para criar um site otimizado nos mecanismos de busca.

O construtor de site grátis do Wix lançou o HTML5 em 26 de março de 2012.

0 responses to “O HTML5 vai substituir os aplicativos para o iPhone?

  1. Esse texto foi traduzido pelo Google Tradutor né? Confuso e mal escrito.
    “HTML5 nunca pode ser tão avançado quanto os aplicativos nativos”. wtf?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *