A comunidade de tecnologia divulgou que provavelmente veríamos a nova Mac App Store antes do natal, mas a Apple anunciou de forma não-oficial nesta semana a data de lançamento: dia 6 de Janeiro.

A Mac App Store oferecerá uma experiência similar ao iTunes para a busca de aplicativos para computadores da Apple com o Mac OS X Snow Leopard, a versão mais recente do sistema operacional dos desktops da Apple.

De acordo com a press release da Apple, a App Store estará disponível em 90 países no lançamento e terá aplicativos gratuitos e pagos divididos em categorias como Educação, Games, Gráficos, Design, Estilo de Vida, Produtividade e Utilidades.

Além disso, a Mac App Store terá sessões destacando aplicativos “novos e notáveis,” aplicativos “quentes,” e favoritos da equipe. A loja de aplicativos também terá busca, avaliações e opiniões dos consumidores, muito parecido com o iTunes. Ela também oferecerá a mesma experiência integrada de checkout, onde você pode clicar uma vez para fazer o download e, começar a usá-lo imediatamente, diz a Apple.

Ao contrario dos aplicativos vendidos na web por desenvolvedores individuais, aqueles que hospedarem seus aplicativos na Mac App Store não receberão 100% da receita dos aplicativos vendidos. Em vez disso, a divisão padrão 70/30 (desenvolvedor/Apple) será aplicada. Mas para muitos desenvolvedores essa divisão é realmente uma barganha – além da visibilidade que ele receberá entrando na Mac App Store, eles não precisarão se preocupar com hospedagem de sites, largura de banda, faturamento e todos os outros tipos de problemas que acompanham as soluções tradicionais de DIY… a menos é claro, se os desenvolvedores preferirem vender seus apps na App Store e na web. (Será interessante analisar quantos desenvolvedores irão desativar seus sites para favorecer a App Store – se você for um desenvolvedor não deixe de comentar sobre os seus planos.)

Os desenvolvedores podem aprender mais aqui.

Enquanto isso, Jay Freeman, criado da Cydia App Store para dispositivos iOS com o jailbreak, anunciou seus planos de criar uma Mac App Store para jailbreakers. No momento temos poucos detalhes da loja, supostamente disponível dentro de algumas semanas, mas provavelmente será um lugar onde os desenvolvedores não serão obrigados a seguir a lista de restrições da Apple (veja alguns exemplos aqui). Assim como a Cydia para iPhone/iPod Touch/iPad, ela dará um lugar para os aplicativos não aprovados dos desenvolvedores.