O Orkut Tenta Desesperadamente, mas Será que esse Esforço é Suficiente?

Nós temos acompanhado os esforços do Orkut para se manter competitivo com o Facebook no mercado social brasileiro, mas as últimas tentativas se mostraram mais desesperadas que tudo que a rede social da Google havia feito até então.

O Orkut começou a exibir no mês passado entrevistas ao vivo com grandes nomes da música brasileira, a primeira foi com a Pitty, inclusive a rede social criou um selo para os usuários que assistiram à entrevista. Esse mês será a vez da banda Jota Quest, que dará uma entrevista ao vivo hoje (13/06) às 20hrs, respondendo perguntas enviadas pelos usuários. Provavelmente também teremos um selo do Jota Quest.

Além disso, pegando uma carona na música, a rede social criou alguns temas para os diferentes estilos, em outra tentativa simples (e talvez inútil) para chamar atenção ou manter os usuários.

O blog do Orkut, onde são anunciadas as atualizações, começou a divulgar também algumas histórias onde as comunidades do Orkut ultrapassam o virtual e influenciam as vidas das pessoas. Durante o mês de Junho, essas histórias serão enviadas por usuários e postadas no próprio blog. O primeiro exemplo é com a comunidade Bandas Independentes do Brasil. Onde várias bandas independentes se unem em discussões sobre o mercado e trocam notícias e contatos, além da divulgação de músicas. Os próprios moderadores criam coletâneas das bandas independentes e as divulgam em blogs parceiros dos próprios integrantes da comunidade.

A Google nunca acertou em cheio no quesito social, sua última tentativa foi o Google +1 que pode mudar esta história. Agora, a rede social da gigante da web continua tentando, mas essas atualizações não vão conseguir segurar os usuários por muito tempo. O Orkut precisa arriscar com mudanças mais radicais, ou terá que se contentar com uma parcela bem menor deste mercado, ou pior, continuar amargando sua morte lenta. Enquanto isso, o Facebook continua fazendo mudanças questionáveis que continuam afetando a privacidade dos usuários, mas eles parecem não se importar com isso.

Você acha que o Orkut ainda apresenta perigo ao Facebook?

0 responses to “O Orkut Tenta Desesperadamente, mas Será que esse Esforço é Suficiente?

  1. Acredito que são sites diferentes, pra mim o Orkut vale mais como uma forma de manter contato com amigos da vida real e discutir assuntos nas comunidades. O Facebook eu fiz só por fazer, nem vejo TAAAANTA vantagem assim (outras redes como linkedin e afins eu paasso longe).

    O problema é que o Orkut nunca valorizou as comunidades como deveria. Se eles tivessem apostados em mini-fóruns, organização por tópicos, qtde de posts na comunidades e coisas afins que até os fóruns mais toscos tem, talvez tivesse alguma chance…

  2. @Digo Freitas concordo com a parte de fórum. Acho que poderia dar certo mesmo…

    Mas sobre Orkut servir para manter contato eu discordo. O Facebook é ridiculamente mais eficiente nesse sentido. Posso dar como exemplo a criação de Eventos que ajuda MUITO para organizar uma atividade em grupo. Uso sempre que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *