O Projeto OpenStack vai Além dos Líderes da Indústria da Nuvem

Desde o recente anúncio da iniciativa OpenStack, muito se tem falado da decisão da Rackspace de abrir o seu código e do que isso pode significar para os outros grandes players da nuvem. Mas 25 empresas assinaram com a organização OpenStack e os benefícios do projeto open-source irão além dos prestadores de serviço em nuvem.

O ReadWriteWeb teve a chance de falar com o Peder Ulander, CMO do Cloud.com, no OSCON sobre o que significa para uma startup ser parte na iniciativa OpenStack.

O Cloud.com oferece uma plataforma de software para a construção e gestão pública e privada de ambientes na nuvem. Os clientes do Cloud.com podem implementar serviços em nuvem dentro de suas infra-estruturas de TI existentes, facilitando a mudança para a nuvem. O Cloud.com sempre foi open-source, com ofertas modulares projetadas para atender às necessidades de seus clientes.

Embora os benefícios, e até mesmo a inevitabilidade da tecnologia em nuvem são claros para alguns, ainda existem alguns importantes avanços a serem feitos antes da popularização da adoção. Os receios de vendor lock-in – que é uma peça importante do que aborda o projeto OpenStack – é grande responsável pela hesitação de algumas empresas sobre a nuvem. Afinal, apesar da afirmação frequentemente ouvida de que a computação em nuvem é “uma tecnologia disruptiva”, Peder diz que as empresas não querem necessariamente adotar algo “disruptivo”.

Peder compara a adoção da nuvem com a adoção do Linux. Quando os principais players como a IBM “sancionaram” o seu uso, o Linux foi capaz de fazer melhores incursões na corporação. O mesmo ocorre com o apoio dos grandes players como o Rackspace, Peder alega que a iniciativa OpenStack provavelmente irá ajudar a computação em nuvem a dar um grande passo em direção a legitimidade e aceitação.

É muito cedo para dizer se o projeto de código aberto será de colaboração ou de concorrência, mas o Cloud.com já vê os benefícios de sua participação. O Cloud.com está planejando adotar a plataforma OpenStack Object Storage no seu produto CloudStack, acrescentando imediatamente uma nova funcionalidade para suas ofertas.

0 responses to “O Projeto OpenStack vai Além dos Líderes da Indústria da Nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *