Android 3.0! O Que é Que o Honeycomb Tem?

A Google lançou o preview do seu kit de desenvolvimento de software (SDK) do Android 3.0, o Honeycomb, permitindo que o desenvolvedor já tenha ideia do que a primeira versão do tablet da Android tem a oferecer. Com a versão Honeycomb, construída do zero para dispositivos com telas maiores, há uma nova interface “holográfica” de usuário, pelo menos essa é a descrição da Google, além de melhorias na multitarefa, notificações, widgets e muito mais.

Agora que o SDK é público, podemos conferir o que o Honeycomb possui, como vai ficar e, como de costume da Google, conferir alguns easter eggs escondidos no SDK também.

Somente para Testes

O SDK oferece APIs que ainda não são definitivas, e apenas para testes. A Google afirma que seu lançamento – algumas semanas antes da versão final – destina-se a permitir que os desenvolvedores tenham tempo para se familiarizarem com os novos padrões da interface do usuário, das APIs  e dos recursos. Mas, um aviso é importante – a Engadget teve a oportunidade de trabalhar com o SDK e disse que ela era “extremamente devagar – quase ao ponto da inutilidade.” Ouch.

Se você está curioso sobre suas especificações e não precisa testar, pode ser melhor continuar acompanhando as notícias e os posts de fóruns por enquanto.

Novas Funcionalidades

Confira algumas das funcionalidades mais notáveis do Honeycomb abaixo:

  • Framework da interface do usuário para criação de ótimos aplicativos para dispositivos com telas maiores: Os desenvolvedores podem usar os novos componentes da interface do usuário, novos temas, widgets mais ricas e notificações, arrastar e soltar, e outros recursos para ajudar na criação de aplicações ricas e atraentes para usuários em dispositivos de tela maior.
  • Alta-performance em gráficos 2D e 3D: Uma nova framework de animação permite aos desenvolvedores acrescentar grandes efeitos visuais em seus aplicativos. Um renderer GL embutido permite que os desenvolvedores obtenham aceleração de hardware de operações simples de renderização de gráficos 2D em seus aplicativos, em todo o aplicativo ou apenas em atividades ou visualizações específicas. Para acrescentar cenas ricas em 3D, os desenvolvedores podem tirar vantagem de um novo mecanismo de gráficos 3D chamado Renderscript.
  • Suporte para arquiteturas de processadores multicore: O Android 3.0 é otimizado para ser executado em processadores single ou dual-core, para que os aplicativos sejam executados com o melhor desempenho possível.
  • Multimídia incrementada: Novos recursos multimídia como o suporte ao HTTP Live Streaming, uma framework DRM conectável, e transferência de arquivos de mídia facilitada através do MTP/PTP. Isso tudo oferece aos desenvolvedores novas maneiras de oferecerem conteúdo rico para seus usuários.
  • Novos tipos de conectividade: Novas APIs para que o Bluetooth A2DP e o HSP permitam que os aplicativos ofereçam streaming de áudio e fones de ouvido. O suporte para a conexão de soquetes inseguras do Bluetooth permite que os aplicativos se conectem com dispositivos simples que podem não possuir uma interface do usuário.
  • Melhorias para empresas: Novas políticas administrativas, como a armazenagem criptografada e expiração de senhas, ajudam os administradores de empresas a gerenciar dispositivos de maneira mais eficaz.

Confira outros detalhes das funcionalidades para desenvolvedores aqui.

Para Usuários Finais, Uma Nova Interface do Usuário

Uma das mudanças mais dramáticas no Honeycomb, de uma perspectiva do usuário final, é a reforma completa da interface do Usuário que não parece nada com a que você vê nos telefones Android de hoje. O próprio site para desenvolvedores da Google possui várias screenshots e detalhes sobre as mudanças da interface do usuário. São elas:

  • Barra de Sistemas: A barra de notificações do telefone Android se transformou e agora se localiza na parte inferior da tela. Dela você pode acessar as notificações, o status do sistema e os botões de navegação suave (Back, Home and Recent Apps). Em alguns celulares Android, os aplicativos recentes não têm o seu próprio botão dedicado, mas ficam acessíveis ao apertar o botão home por um tempo maior – é assim que funciona no Nexus S.
  • Barra de Ações: A área do menu dos telefones Android tornou-se a barra de ações no Honeycomb. Agora, no topo da tela, essa barra oferece acesso às opções contextuais, navegação, widgets e outros conteúdos, ditados pelo aplicativo que está em execução. A barra de ações lembra a forma como o Mac OS funciona, onde o aplicativo que você está executando dita as escolhas do menu visualizadas no topo da tela.
  • Homescreens Personalizáveis: O Honeycomb vem com cinco homescreens personalizáveis que os usuários podem adicionar widgets, atalhos de aplicativos e papéis de parede. Cada homescreen oferece um lançador de acesso para todos os aplicativos e uma caixa de pesquisa para aplicativos, contatos, arquivos de mídia, conteúdo da web e mais.

  • Aplicativos Recentes: O recurso de multitarefa visual é ativado através do botão Recent Apps, como descrevemos acima. Agora, no seu próprio botão na barra de sistemas, os aplicativos acessados recentemente vão exibir uma snapshot de como estava da última vez que acessou.

  • Novo Teclado: O teclado macio do Honeycomb possui teclas remodeladas que foram reposicionadas para melhor orientação. Novas teclas, incluindo a tecla Tab, também foram acrescentadas. Além disso, há um botão dedicado para emoticons.
  • Melhoras na Funcionalidade de Copiar e Colar: A funcionalidade copiar e colar também ganhou um upgrade. Agora, ao apertar e segurar você ativará a função selecionar, então você pode arrastar as setas para ajustar o tamanho da área selecionada. Da barra de ações você pode copiar, colar, compartilhar, buscar pela web e pelo telefone.

  • Opções de Conectividade: O Honeycomb oferece o suporte embutido para o Media/Photo Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Imagens), que permite a sincronização com uma câmera conectada pelo USB. Você também pode conectar teclados por USB e Bluetooth. Agora ele tem suporte ao tethering de Bluetooth e a conectividade Wi-Fi melhorou.

Novos Standard Apps

Outras novidades no Honeycomb são as grandes atualizações nos aplicativos padrões do Android, nos aplicativos de navegador, câmera e galeria de fotos, de contatos e email.

  • Navegador: O navegador atualizado agora oferece navegação por abas, também o modo incógnito para navegação privada e os favoritos e o histórico estão em uma só tela. Também possui suporte para login automático para sites da Google, assim como a sincronização de favoritos com o Chrome, gestos multitouch para JavaScript e plugins, e também há melhorias no zoom e no visor.

  • Câmera e Galeria: O aplicativo da câmera tira proveito da tela grande com fácil acesso à exposição, foco, flash, zoom, e com a câmera frontal, que foi projetada para vídeo-conferência. As fotos da galeria agora podem ser vistas em tela cheia.

  • Contatos: O aplicativo de contatos atualizado tem uma interface com dois painéis e com o Fast Scroll. As informações dos contatos são apresentadas em uma interface semelhante a um cartão.
  • Email: O aplicativo de email também utiliza uma interface de dois painéis para organizar as mensagens. Você pode selecionar várias mensagens ao mesmo tempo e, em seguida, executar uma ação com a barra de ações. Uma nova wigdet de homescreen para emails surgiu, para que você fique de olho nos seus emails.

Easter Eggs!

E, nenhum SDK do Android estaria completo sem algum tipo de easter eggs. Desta vez, é uma imagem de uma abelha azul e preta, encontrada na função fyiWillBeAdvancedByHostKThx() no android-sdk/docs/reference/android/widget/AdapterViewAnimator.html#fyiWillBeAdvancedByHostKThx

A foto da abelha também está disponível em um conjunto de papéis de parede do Honeycomb, disponíveis em um download de um arquivo compactado do Android Central Forums.


0 responses to “Android 3.0! O Que é Que o Honeycomb Tem?

  1. Muito bom este artigo, eu não conhecia o ANDROID 3.0 Honeycomb, Aliás eu não tinha ideia de como qualqualquer ANDROID funvionava e nem onde eles eram aplicados.

    Bom por isso tenho q parabenizar, seu trabalho.
    O artigo foi muito exclárecedor.

    Valeu aproveitem e façam bom uso do ADROID 3.0 Honeycomb, ASSIM Q FOR POSSIVEL xD

  2. eu gostaria de mandar vcs todos se fuderem, pelo simples fato de não saberem o que é o que é o x da questão. Eu pesquisei o que é o que é? para ver piadas para a minha filha e o que aparece não tem nada a ver com piadas. Vcs tem que procurar titulos mais explicativos para aquilo que o texto propoem, senão o sistema do google é engando e cai em uma porcaria de favo de mel. E android. rsrs. Como se androids fossem legais, o único que sobrou foi a número 18 pq o Goku acabou com todos os outros. Então façam o favor.

    Sem falar do debil mental do comentário de cima que ta fazendo um tcc pra faculdade sobre androids, ou você é muito viciado em dragon ball ou sua faculdade é de astronomia. A menos que vc for um astronomo isso não fará nenhuma diferença na sua vida.

    Atenciosamente

    1. Grande Olavo!
      Analfabetismo funcional tem solução, você sabia?
      Quando uma pessoal diz que o “Android” está ajudando no TCC, é muito complicado entender que o equipamento está sendo usado para acessar a internet e digitar textos?
      Acho que você deveria ler menos os livros da sua filha, seu cérebro está regredindo!
      Acho que você é um usuário (bem básico) do sistema “Janelas”, lindo nome não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *