O Que Esperamos da Nova Versão do iPhone OS 4.0?

Apenas alguns dias após o lançamento do iPad, a Apple planeja revelar mais detalhes sobre a nova versão do sistema operacional do iPhone. Assim como qualquer produto da Apple, há rumores por toda internet sobre o novo iPhone OS, que roda no iPhone, iPod Touch e no iPad, mas a realidade é que ninguém de fora da Apple sabe realmente o que a empresa planeja em revelar.

Então listamos alguns recursos que gostaríamos de ver na nova versão do iPhone OS.

Multitarefa

O iPad, que é muito mais poderoso que o iPhone, ainda funciona com o que é uma versão modificada do atual SO iPhone. Atualmente, a Apple ainda não permite o acesso dos desenvolvedores aos recursos de multitarefa e impede a execução de programas em segundo plano. Esperamos ver multitarefa na versão 4.0, mas não está claro a forma que isso será implementado.

Os últimos rumores falavam sobre uma interface parecida com o Expose para alternar entre os aplicativos.

Mesmo se a Apple permitir somente alguns aplicativos de música para tocarem no fundo, ou ativar seus programas remotamente ou em intervalos regulares, isso já seria um grande passo para os desenvolvedores inovarem com o SO do iPhone.

Melhor Gestão de Notificações

Notificações eram para ser uma medida paliativa até que a Apple abrisse as comportas para aplicativos de segundo plano. No entanto, para atualizações de notícias, alertas de email e notificações do Twitter, essas notificações ainda serão úteis (mesmo que para apenas aumentar o tempo de vida da bateria). Hoje o iPhone, diferente do Android, ainda não lida muito bem com essas notificações. Não há nenhuma maneira de ver todas as notificações mais recentes de uma só vez e nem como desligar temporariamente essas notificações sem ter que cancelar todas.

Nova Tela Inicial

Este novo sistema de notificações pode ser integrado a uma nova tela inicial que mostre novos emails, notificações e mensagens de texto ao invés de ser somente uma lista de aplicativos.

Gerenciador de Arquivos

Como a Apple continua com a ideia de que a família iPhone não é apenas para navegar na web e jogar, mas também para a utilização de ferramentas produtivas, o gerenciamento e transferência de arquivos se torna essencial. Isso, obviamente, representa um grande desafio para os designers da interface de usuários da Apple, então não é de se esperar por agora, mas quem sabe a Apple não nos surpreenderá?

Menor Dependência do iTunes

O iTunes não foi projetado como uma ferramenta de gerenciamento de arquivos e isso está ficando claro. Com o iPad, agora você tem que usar o iTunes, um player de mp3, para organizar seus livros e documentos. Por que não podemos pegar esses dados de nossas caixas de email ou utilizar uma pasta no iPad e no iPhone para arrastar os dados para os dispositivos?

Gestão de Podcasts Facilitada

Você pode usar aplicativos terceiros para gerenciar seus podcasts, mas porque a Apple não incluiu um cliente podcast facilitado para nós? Nós sabemos porque a Apple não quer que as pessoas transfiram centenas de megabytes pela rede de celular, mas porque não fazer desse serviço exclusivamente WiFi? Não seria melhor se você pudesse utilizar o WiFi do hotel ou do aeroporto para baixar seus podcasts com um único clique ao invés de ter de sincronizar com o iTunes em seu laptop enquanto viaja?

Quando houver mais novidades sobre o novo iPhone OS estaremos aqui. Assine nosso feed RSS para acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *