O Que Significa a Aquisição do Tweetie Pelo Twitter?

Recentemente o Twitter comprou o Tweetie, um dos clientes mais populares da sua plataforma para iPhone, e também lançou um aplicativo próprio para Blackberry. Várias pessoas levantaram questões sobre o fato de o Twitter estar concorrendo com os desenvolvedores da sua plataforma, mas particularmente concordo com o Fred Wilson, ao adquirir um cliente da plataforma o Twitter não está entrando na concorrência com seus desenvolvedores, mas sim apenas ocupando um espaço que era naturalmente seu e que ele ainda não ocupava. O ecossistema de apps do Twitter precisa se desenvolver na direção de combinações mais interessantes dos dados da plataforma e gerar novos usos, não apenas commodities. Os aplicativos clientes, como Tweetie, Tweetdeck, Echofon, Seesmic e os demais tem pouco valor por ocuparem um espaço que já deveria ser do Twitter. A compra do Tweetie é apenas um movimento na direção da empresa de oferecer seu aplicativo oficial em uma plataforma que é muito importante no seu mercado, o mobile.

Indo um pouco além, consigo imaginar 2 cenários que justificariam a compra deste aplicativo e gostaria de saber se vocês concordam. Confiram:

  • Atacar o mercado de geolocalização: Este mercado que em tese tinha tudo para ser do Twitter, foi tomado pelos novatos Foursquare e Gowalla e ambos estão apresentando um crescimento acelerado. Como a maior parte dos proprietários de smartphones já possuem um cliente instalado do twitter, porque não oferecer um cliente oficial e integrar dados de geolocalização de maneira mais efetiva no uso do Twitter? Uma integração de Twitter e checkins nativa tem um potencial enorme de dominar este mercado, pelo grafo social mais rico e a centralização das 2 funções em um lugar apenas. Se eu fosse de uma destas 2 startups estaria bem preocupado agora.
  • Ter mais distribuição para sua plataforma de publicidade: A empresa, assim como a Apple, já anunciou o lançamento de uma plataforma própria de publicidade. Centralizar o uso da plataforma em todos os dispositivos e lugares na web é bem interessante pensando por este lado. Primeiro a versão oficial para blackberry, agora a do iPhone, conte com iPad e Android em breve, além do @anywhere. Sim, em breve o Twitter será dono de todos os principais canais que compõem seu tráfego e os usará para publicidade.

Estes são os 2 pontos que consegui levantar para esta aquisição, mas com certeza existem outros pontos de vista que passaram despercebidos por aqui. Você concorda? Deixe sua opinião nos comentários.

0 responses to “O Que Significa a Aquisição do Tweetie Pelo Twitter?

  1. Realmente, acredito que o twitter apenas demorou mais que o normal para se desenvolver seu próprio cliente de tweets, mas, pensando em negócios, talvez foi apenas uma jogada de mestre, pois ele esperou um cliente criado por terceiros se popularizar para depois adquiri-lô já com uma alta lista de usuários, com a vantagem de estar altamente testado, com muitos bugs resolvidos e etc.

  2. Acho que a estratégia está mais próxima do cenário 2, embora não acredito que a publicidade seja o único fator da aquisição, mas talvez o mais imediato. Consolidar a presença e ser o líder do nicho de cliente mobile provavelmente é o fator. Isso já lhe dá opção para os dois cenários.
    Além do mais, a aquisição coloca bem mais grana no produto.

  3. Realmente, acredito que o twitter apenas demorou mais que o normal para se desenvolver seu próprio cliente de tweets, mas, pensando em negócios, talvez foi apenas uma jogada de mestre, pois ele esperou um cliente criado por terceiros se popularizar para depois adquiri-lô já com uma alta lista de usuários, com a vantagem de estar altamente testado, com muitos bugs resolvidos e etc.

  4. Acho que a estratégia está mais próxima do cenário 2, embora não acredito que a publicidade seja o único fator da aquisição, mas talvez o mais imediato. Consolidar a presença e ser o líder do nicho de cliente mobile provavelmente é o fator. Isso já lhe dá opção para os dois cenários.
    Além do mais, a aquisição coloca bem mais grana no produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *