O Que Você Espera da Plataforma de Desenvolvedores do Google TV?

Em Maio a Google anunciou um novo produto de TV para Internet chamado Google TV. Como notamos, o aspecto mais interessante do anúncio foi o ecossistema de desenvolvedores que a Google está introduzindo para a televisão. O Google TV não só permitirá a visualização de programas de televisão e conteúdo de vídeos online, ele também terá acesso a aplicativos Internet TV desenvolvidos pelo sistema operacional da Google, o Android.

A Google está se posicionando como uma plataforma de Internet TV, apesar de não oferecer um componente de hardware como a Apple TV e o Microsoft Mediaroom.  Em vez disso, a Google fez uma parceria com a gigante dos eletrônicos Sony em relação ao hardware. O Google TV será lançado no final do ano junto com uma nova linha de TVs da Sony, então vejamos o que podemos esperar dele.

Em Maio, a Sony anunciou uma televisão especial que terá integrado o Google TV. Batizada de Sony Internet TV, ela será vendida nas lojas Best Buy no EUA ainda este ano. Ao anunciar sua aliança com a Google, a Sony disse que as duas empresas também vão procurar “estabelecer novas formas de experiências do usuário baseadas na nuvem.”

A parceria é benéfica para ambos os lados. A Google vai lançar seu software com uma das marcar mais conhecidas. Ao mesmo tempo a Sony espera conseguir um salto sobre seus concorrentes de hardware, tentando criar a próxima geração de televisão nas costas da plataforma da Google.

Plataforma para Desenvolvedores Android para TV

Como mencionamos acima, o Google TV é construído no Android OS. Ele também dependerá muito do navegador da Google, o Chrome, que será muito semelhante à versão para computador do Chrome.

A plataforma de desenvolvedores é parte crucial do Google TV. Isso mostra que a Google leva a sério seu desejo de inovação e de mudança na maneira em que a TV é consumida (e talvez até produzida). Esta citação do Google Blog de Maio é fundamental pra entender o que a Google pretende: “sua TV se torna mais do que uma TV – ela pode ser um visualizador de slides de fotos, um console de jogos, um player de música e muito mais.”

Quando o Google TV for lançado dentro das novas TVs da Sony, a Google irá o Google TV SDK e APi web para TV. Isso irá permitir que desenvolvedores construam aplicações que então serão distribuídas no Android Market no início de 2011. A Google já está trabalhando com parceiros selecionados, então será possível ver as aplicações iniciais ainda neste ano.

O site de desenvolvedores da Google para o Google TV está focado em como os fornecedores de conteúdo devem otimizar a TV. O site diz o óbvio (“conteúdo é tudo”) e oferece um conselho prático e sólido para desenvolvedores de Internet TV (“o som agora é um elemento de interface viável”).

Clicker: O Tipo de Aplicativo que Veremos

Quais os tipos de aplicativos podemos esperar do Google TV? Talvez um sinal do que virá é um aplicativo que o ReadWriteWeb já revisou algumas vezes: o Clicker. Taxado como o “TV Guide para a Internet” quando foi lançado em Novembro, o Clicker é essencialmente um portal baseado em navegador para a sua TV. O Clicker permite que você busque por programas de TV online, assine o feed, que você assista dentro do site, e muito mais. Ele também tem um aplicativo do iPhone, mas o Clicker realmente se destacará com projetos como o Google TV.

O Clicker foi um dos aplicativos terceiros apresentados na I/O da Google em Maio, quando o Google TV foi anunciado. No evento o Clicker lançou o Clicker.tv – uma interface HTML5 para o Clicker, otimizada para a experiência de TV. Embora isso não seja um exemplo de um aplicativo Android (é basicamente um site aprimorado), o Clicker provavelmente se tornará um dos primeiros aplicativos de terceiros de fora quando os apps do Google TV se tornarem disponíveis na Android Store no começo de 2011.

É Google, quem te viu, quem TV!

0 responses to “O Que Você Espera da Plataforma de Desenvolvedores do Google TV?

      1. Espero que sim pois, seja um favicon ou um bom, um blog é sempre melhor para guardar nos marcadores se tiver favicon. Caso não tenha teremos que colocar uma descrição e aí perde-se no tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *