O Que Esperar do OS X Lion, do iOS 5 e do novo iCloud da Apple?

A Apple anunciou recentemente que na semana que vem, em sua conferência para desenvolvedores WWDC, o próprio Steve Jobs irá apresentar o novo serviço de cloud computing da Apple, assim como as atualizações do Mac OS X e do iOS 5. Mas o quais serão as implicações dessas atualizações e do iCloud? O site GigaOM deu uma luz para os fanboys da Apple, apesar de a Apple estar escondendo o ouro muito bem. Não sabemos muito sobre o iCloud e iOS 5, mas já temos mais informações sobre o Mac OS X Lion.

O Que Esperar do Mac OS X Lion

A Apple já lançou em Fevereiro uma versão para desenvolvedores do Mac OS X Lion, e desde então vem atualizando o sistema operacional para deixar a experiência do usuário pronta para o lançamento. Apesar da preocupação com segurança da Apple, muitas informações foram vazando com o tempo, mas a Apple também contribuiu com sua página oficial bastante informativa sobre os recursos do OS. Confira os recursos mais interessantes divulgados:

  • Launchpad. É a tela inicial para seus aplicativos que funciona da mesma maneira que no seu iPhone ou iPad, você pode navegar pelas páginas de aplicativos, mover, remover, criar pastas e armazenar os aplicativos baixados da Mac App Store.
  • Mission Control. É como uma versão melhorada do Exposé, que oferece rápido acesso aos seus vários desktops (se você usa o Spaces), aplicativos de tela cheia, todas as janelas de aplicativos abertas, e o seu dashboard de maneira fácil e eficiente.
  • Aplicativos em Tela Cheia. Também emprestado do iOS, esse recurso permite que você acesse o aplicativo em tela cheia, sem nenhuma interferência. Por enquanto os aplicativos oficiais da Apple como o iCal, Mail e o iPhoto possuem suporte à esse recurso, mas futuramente os desenvolvedores de aplicativos terceiros poderão também tirar proveito disso.
  • Auto Save, Versions e Resume. O Lion é um grande passo para a gestão de documentos e informações. O recurso Auto Save salva automaticamente as alterações feitas em um arquivo, enquanto o Versions permite a visualização e reversão das iterações de maneira mais rápida e fácil. O recurso Resume significa que toda vez que você reiniciar o seu Mac, você volta exatamente para onde você parou, com os aplicativos e documentos abertos, então você não vai precisar adiar as atualizações de softwares que requerem reiniciar o sistema.
  • Mail 5, iCal e Address Book. São três aplicativos embutidos que foram reformulados no Mac OS X Lion. Principalmente o Mail 5, que foi alterado significativamente, colocando o cliente de desktop mais na linha da versão do iPad. Ele possui conversações com threads e um layout de colunas para uma usabilidade melhor.
  • AirDrop. Compartilha arquivos instantaneamente entre os computadores da sua rede local. Seria como ter um Dropbox automático e sem a necessidade de se inscrever para o uso com aqueles computadores da sua rede. Vai poupar muito tempo do pessoal.
  • Server for All. O Mac OS X Lion agora chega com o servidor Lion embutido para qualquer pessoa possa configurar o seu Mac como um servidor OS X.
  • Há também outras pequenas mudanças, como o fácil acesso aos caracteres acentuados, e o desaparecimento das scrollbars.

O Que Esperar do iCloud

Ao contrário do Mac OS X Lion, poucas informações oficiais foram divulgadas sobre o serviço de cloud computing da Apple, mas muito se especulou pela web sobre seus possíveis recursos. Além disso, podemos voltar para o MobileMe, já que provavelmente será substituído pelo iCloud, ou até mesmo complementar.

  • Sincronização e Controle na Nuvem. Assim como o MobileMe, o iCloud provavelmente vai ser o responsável pelos seus emails, contatos, calendários, favoritos e anotações em todos os dispositivos e computadores da Apple. Ele também poderá armazenar arquivos na nuvem como atualmente faz o iDisk, e roubar a cena também do Back to My Mac.
  • Stream de Mídias e Fotos. A galeria sincronizada e os recursos da biblioteca de mídia sugeridas no iOS 5 provavelmente irão se estender a todos os dispositivos Mac conectados através do iCloud. Isso deve facilitar o compartilhamento e edição de galerias de fotos e vídeos em qualquer dispositivo da Apple com uma conexão.
  • Música na Nuvem. A Apple está negociando para dar tudo certo para seu serviço de música na nuvem, e se tudo der certo, será outro ponto para o iCloud. Relatórios recentes sugerem que a Apple vai permitir a busca e sincronização do usuário em sua biblioteca, em vez do upload, que o serviço de streaming de músicas LaLa fazia antes de ser comprado pela Apple.

O Que Esperar do iOS 5

Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o próximo sistema operacional da Apple. Mas temos grandes expectativas para o novo sistema operacional móvel da Apple, mesmo que muita gente pensa que este lançamento seja para dar uma esperança para os consumidores que esperam o lançamento do novo iPhone. Vejam as possíveis mudanças do próximo iOS:

  • Melhores Notificações. Existem rumores de que a Apple esteja planejando lançar um sistema de notificações completamente novo no próximo iOS, já que muitos não gostam do atual. Neste caso, uma pequena mudança pode representar uma grande melhoria.
  • Widgets. Outro tiro no escuro é o surgimento de widgets. Não temos muitos detalhes de como eles vão funcionar, mas pode ser algo parecido com o dashboard de widgets do OS X, que oferece atualizações ao vivo rapidamente sem a necessidade de ser acessado.
  • Tecnologia de Reconhecimento de Voz Nuance. Existe um rumor de que os fabricantes da Dragonsoft Naturally Speaking e da líder em tecnologia de reconhecimento de vez Nuance estejam em negociações com a Apple sobre o uso licenciado da sua tecnologia nos produtos da Apple. Inclusive dizem que existe a possibilidade de liberar o uso da API para os desenvolvedores. Esta é o recurso menos definitivo desta lista, seria mais um rumor mesmo para o iOS5.
  • Stream de Fotos e Mídia. Encontraram no código do iOS 5 evidências da integração das bibliotecas de mídia e das galerias entre os dispositivos. O que pode justificar o anúncio do iCloud.

A Apple está escondendo muito bem os recursos destes lançamentos, e este suspense ainda vai surpreender muita gente. Descobriremos todos os planos malignos da Apple no dia 6 de Junho, na WWDC. E você, o que espera do iCloud, iOS 5 e do Mac OS X Lion?

0 responses to “O Que Esperar do OS X Lion, do iOS 5 e do novo iCloud da Apple?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *