O Windows Phone 7 é Bonito, Mas Até que Ponto Vai a sua Usabilidade?

Nota: Este é um post traduzido. A autora Sarah Perez começa sua experiência com a plataforma do Windows Phone 7 e continue lendo para saber como foi seu primeiro contato.

O primeiro dia que usei o HTC HD7 com o Windows Phone 7, o novo sistema operacional móvel da Microsoft, não consegui logar no Foursquare. Um amigo do Twitter me disse que o problema já estava acontecendo há mais de uma semana. O perfil do Twitter do suporte do Foursquare disse que estava trabalhando no problema. Não foi divulgada previsão alguma. Poucas pessoas reclamaram. Provavelmente ninguém, exceto os empregados da Microsoft e alguns bravos early adopters, nem mesmo notou. Depois de vários dias a função de login começou a funcionar novamente. O Foursquare nem mesmo postou em seu blog sobre o problema e nem sobre a sua resolução.

É assim que um cidadão de segunda classe se sente num mundo dominado pelos iPhones e Androids? Agora que tenho esse dispositivo, tenho uma pergunta a fazer.

Missão: Realmente Usar o Windows Phone 7

Durante o problema, descobri que havia outros aplicativos terceiros do Foursquare para escolher, incluindo um bem bacana chamado 4th and Mayor. Talvez o WP7 não seja de todo mal.

Estou determinado a descobrir.

Minha missão ao longo dos próximos meses é descobrir se o Windows Phone 7 é um dispositivo utilizável para os early adopters, Google fans, viciados em smartphones Android como eu. Ou, talvez você.

Para realizar esta experiência, estou usando o HTC HD7, um smartphone bacana com um processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz, uma câmera de 5 megapixels com suporte para vídeos em HD (720p), uma tela touchscreen de 4,4 polegadas de alta resolução, 16GB de armazenamento e um kickstand.

No Início, a Imprensa foi  Surpreendentemente Positiva

Já sabemos que muitos jornalistas tech, incluindo alguns fãs notáveis da Apple, disseram que o WP7 é um sistema operacional móvel bom e atraente. Uma review que se destacou, pelo menos para mim, foi do MG Siegler do TechCrunch, que surpreendeu os seus seguidores fanboys da Apple ao escrever “Uau, Com o Windows Phone 7, Será que a Microsoft Realmente Está Trazendo uma Arma para um Tiroteio?

“… Nos últimos meses, eu continuo surpreso positivamente com o que tenho visto do Windows Phone 7. Minha reação inicial? Impressionado… Eu já gosto mais dele do que do Android.”

Também chocante foi o depoimento de John Gruber, que aplaudiu a Microsoft por tentar algo diferente.

“Bom para a Microsoft para começar de novo com uma interface do usuário verdadeiramente nova e novas APIs para desenvolvedores,” escreveu ele antes de aprofundar nas críticas.

Mas vindo de um fã devotado da Apple como o John, a frase pareceu um elogio.

Então vimos a review incrivelmente completa no Engadget do ex-editor Joshua Topolsky, que elogiou desde a interface do usuário Metro até a velocidade e resposta do software.

Mesmo assim, Joshua ainda encontrou alguns bugs e falhas no produto, e concluiu que o novo SO ainda parecia estar pelo menos “um ano atrás dos líderes do mercado,” principalmente por causa da falta de multi-tasking e da funcionalidade de copiar e colar. Mas uma atualização incluindo a capacidade de copiar e colar está sendo lançada.

A review do Engadget é o recurso definitivo de tudo o que você precisa saber sobre o SO do WP7, mas ainda assim é bom testar o aparelho pessoalmente, da perspectiva do usuário final. Mas são necessários meses para isso. E não usar apenas esse aparelho, mas outros telefones também.

Introdução: Aplicativos e Personalizações

O problema com o Foursquare foi no início da minha experiência, enquanto eu estava configurando o dispositivo HD7 com meus aplicativos, configurações e preferências. O problema foi resolvido, mas não sei quando porque ainda não fiz a transição completa ainda – que está acontecendo hoje.

Mas será que os outros aplicativos também vão dar algum tipo de problema? Quais aplicativos eu vou sentir saudades nesta mudança? Quais tarefas rotineiras serão executadas de maneira mais gratificante, ou menos, depois do uso continuo com esta plataforma?

Antes de responder essas perguntas, é preciso configurar o telefone ao meu gosto. E para mim, isso significa aplicativos e customizações.

A Windows Phone 7 Marketplace possui muitos aplicativos populares, incluindo alguns velhos favoritos como o Amazon Kindle, Amazon.com, Facebook, Flickr, Flixster, Netflix (que falta para o Android), YouTube, IMDb, Shazam, ShopSavvy, Twitter, WeatherBug e o Yelp. Também existem alguns aplicativos divertidos parecidos com o Instagram como o Colorizer, Bubblegum e o Photo Enhancer.

Além disso, a Microsoft traz seus próprios aplicativos, incluindo o Office, Bing Maps e os vários “Hubs” do Windows Phone 7 – os tiles vivos na tela inicial do celular que organizam as atualizações das suas redes sociais, mensagens, fotos, jogos, músicas, vídeos e mais.

No total, a Microsoft diz que tem agora 11.500 aplicativos móveis disponíveis.

Posso Ser um Geek Extreme no WP7?

A interface com tiles do telefone é fácil de acostumar, é simples e até elegante. É uma grande diferença das telas de aplicativos da interface do iPhone, e as atualizações live como faz o WeatherBug, dando a sensação de widget que talvez você sinta falta dos seus dias de Android. No entanto, tenho a impressão que não vou ficar horas personalizando meu telefone, como fiz com o Nexus S, o que não é legal.

Mas vamos ser sinceros – muitas pessoas não são geeks extremos com seus telefones ao ponto de configurar perfis e utilizar aplicativos complexos como o Tasker para o Android para automatizar todos os aspectos do seu dispositivo. Eles configuram o email, instalam alguns aplicativos e continuam com suas vidas.

Será que isso significa que não podemos personalizar de forma extrema (e geek) a plataforma do Windows Phone 7? Essa é a mensagem que os anúncios da Microsoft transmite, principalmente este abaixo, que mostra como isso é exagero, e que estamos perdendo momentos da própria vida (eu sei, uma bela desculpa voltada ao clichê).

Mas será que o Windows Phone 7 vai me dar minha vida de volta, permitindo que eu “entre e saia” do estado levemente geek com facilidade? Será que eu quero viver assim?

Veremos…

0 responses to “O Windows Phone 7 é Bonito, Mas Até que Ponto Vai a sua Usabilidade?

  1. Belo post sibre o Ruwindows 7, e quase deu vontade de usar um telefone desses, porem o sistema continua sendo um ruwindows, adorei vc ter testado o telefone, mas sem personalização não dá, mas. se o ruwindows quiser mesmo ser competitivo ele precisa deixar de ser. ruwindows…Kkkkkkk!!!!!!

  2. Interessante ….mas rwindows….deve ser “rwundo”..e Windows
    PHONE 7 …VAI dar “Geek-Geek”e “vamos poder sair e entrar
    Aonde for mais confiavel”…conotacao de saber usar o que
    Pode e DR real for norret?

  3. Leio muita coisa sobre celulares, mas ninguem fala do aparelho como telefone que é sua função principal.
    Porque não falam sobre discagem por voz e aparelhos de ouvido para receber e fazer chamadas provocando o publico a procurar por esses aparelhos e provocarem menos acidentes no transito?
    Tenho um Nokia antigo onde gravei 10 numeros a serem chamados por voz, funciona muito bem pois até de ultra-leve já fiz chamadas em vôo, alem de usa-lo em ninha moto. O sistema do aparelho novo, um Nokia E72 é complexo e não funciona, falo um nome e disca para outro. Porque piorar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *