Os Ataques DDoS Viraram Notícia, Mas com qual Frequência eles Acontecem?

Ao atacar os sites dos maiores nomes das finanças e e-commerce – Visa, Mastercard, PayPal, Amazon – as ações da semana passada do “grupo” de vigilantes chamado Anon  (anonymous para os íntimos) colocaram os ataques DDoS no centro das atenções. Embora algumas pessoas estejam alegando que isso é uma nova forma de ativismo político, os ataques de negação de serviço não são um desenvolvimento recente e nem uma ocorrência particularmente rara.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo provedor de segurança Arbor Networks, operadores de redes IP vêem os ataques DDoS como uma principal ameaça à segurança, batendo os botnets, roubo de identidade, worms, e outras formas de comprometimento da infra-estrutura. Os participantes da pesquisa relataram que junto com o bom e velho spam, os ataques DDoS gastaram mais recursos para serem combatidos.

Na verdade, quase todos os administradores de redes que trabalham em um site grande relataram que sofrem pelo menos um ataque DDoS por mês; alguns relataram sofrer dezenas. E mais de 60% disseram que sofreram ataques DDoS maiores de 1 Gbps. Então, segundo a pesquisa da Arbor Network, os ataques DDoS são muito freqüentes e estão ficando cada vez maiores. Nos últimos seis anos, os prestadores de serviços têm relatado uma quase duplicação nos picos das taxas de ataques DDoS ano a ano, aumentando dos 400 Mbps do ano de 2002 para 40 Gbps de 2008. Neste ano o pico foi “somente” de 49 Gbps, um crescimento de apenas 22% em relação ao ano passado.

Agora, para colocar isso em perspectiva com os acontecimentos recentes, a Arbor Networks estima que os ataques DDoS que derrubaram o WikiLeaks no dia em que os documentos foram divulgados foram entre 2 e 4 Gbps, ligeiramente acima da média dos ataques DDoS. Mas dois dias depois outro ataque ao site alcançou 10 Gbps.

Enquanto ele não lista a força dos recentes ataques DDoS, a PandaLabs escreveu sobre os resultados finais – quando foram derrubados os vários sites envolvidos, incluindo o Anonymous.

Os ataques DDoS foram notícia na semana passada, mas o relatório da Arbor Networks observa que 64% daqueles que sofreram com incidentes não conseguiram comunicar as autoridades. Apenas 20% dos entrevistados disseram acreditar que a aplicação da lei teria o poder ou os meios para responder.

Será que a maior conscientização dos ataques DDoS mudaria isso? Ou será que os “agressores” vão simplesmente mudar de tática?

0 responses to “Os Ataques DDoS Viraram Notícia, Mas com qual Frequência eles Acontecem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *