Os Perigos Ocultos dos Temas Gratuitos do WordPress

Eu tenho essa terrível (ou incrível) tendência para criar novos blogs. Na verdade, hoje mesmo eu comprei um novo domínio (outra tendência terrivelmente legal) e em breve começarei o processo de criação de “mais um blog do WordPress”.

Isso quer dizer que preciso procurar um novo tema do WordPress. E aqueles que já fizeram isso antes sabem como é difícil encontrar um tema bacana na imensa stream de resultados da busca por: “WordPress themes” ou “Temas do WordPress” (para achar o tema ideal vale pesquisar os temas lá de fora).

Como se encontrar um tema no WordPress já não fosse desafiador o suficiente, Siobhan Ambrose alerta sobre alguns problemas de segurança para ficar atento quando estiver procurando, ou instalando, “temas gratuitos do WordPress.”

Siobhan fala sobre isso num post chamado “Por que você nunca deve procurar por temas gratuitos do WordPress no Google ou em outro lugar.” E não é simplesmente porque a pesquisa é frustrante e cheia de spams.

Ela pega temas dos 10 melhores sites que aparecem na busca como exemplo e avisa que muitos desses temas estão ultrapassados e não funcionarão com a última versão do WordPress. Muitos deles geraram erros durante a instalação.

Mais preocupante ainda é que muitos desses sites possuem temas com falhas de segurança. O mais comum foi o Base64, que pode ser usado para ocultar códigos maliciosos. Em um exemplo, o Base64 retirou o rodapé que ela queria – seu nome e informações sobre direitos autorais na base do blog – e o substituiu com um link para um site de um antivírus gratuito.

Na verdade, dos 10 melhores sites (baseados na busca do termo “free WordPress themes” no Google) que ela analisou, apenas um estava seguro – WordPress.org. Outro ela classificou como “duvidoso.” Mas todos os oito restantes continha temas com algum tipo de exploit em potencial ou código malicioso.

A Siobhan listou vários “sites confiáveis,” incluindo o Smashing Magazine e o Theme Shaper, onde você pode encontrar temas gratuitos. Ela também falou sobre sites como o Woo Themes que oferecem temas Premium, e também algumas opções gratuitas. Mas a sugestão é evitar completamente a busca por “free WordPress themes,” e também utilizar decodificadores de exploits para ajudar a verificar a segurança de todos os temas suspeitos.

 

0 responses to “Os Perigos Ocultos dos Temas Gratuitos do WordPress

  1. A única coisa errada nessa matéria foi traduzir a matéria americana e manter o termo de busca usado por lá, este não é o termo mais buscado em português! Em português, buscam mais por `temas wordpress`, o que nos dá outros resultados e um cenário bem diferente !
    Deviam ter usado a matéria como inspiração, e não simplesmente ter a traduzido !

  2. Muito importante esta matéria, como a popularidade do WordPress vem crescendo a cada dia o assunto é de grande importância. Eu vendo um produto que utiliza o WordPress mas adquiro os temas no Theme Forest que parece ser bem confiável, mas vou começar a escanear com os decodificadores de exploits.

    Obrigado pela dica
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *