Para o Facebook, Mamilos são Polêmicos

O Facebook anunciou recentemente que imagens de mães amamentando seus bebês são consideradas ofensivas caso o mamilo escapulir na foto. A foto será aceita se o bebê estiver mamando, cobrindo completamente o mamilo. Mas claro que as mamães não poderiam deixar barato. De acordo com o ReadWriteWeb, ativistas a favor da amamentação pública e social começaram a utilizar o Facebook para coordenar “amamentações conjuntas” (nurse-ins) nas proximidades dos escritórios da rede social. O escritório do Facebook em São Paulo está na lista, mas ainda não criaram um evento para o show.

O Facebook tem seu próprio processo de sinalização de fotos inapropriadas. São vários funcionários encarregados de avaliar e retirar fotos inapropriadas que foram marcadas por usuários, por violarem os termos de uso da rede social. Mas nem sempre as fotos excluídas são realmente inapropriadas. É o que pensa a mãe ativista e amamentadora Emma Kwasnica, responsável pelos protestos. Ela não está nervosa à toa, já que desde quando se inscreveu na rede social já teve 30 fotos removidas (todas amamentando), e teve sua conta desativada quatro vezes, sendo que em uma delas a mamãe ficou 30 dias sem acesso ao seu perfil.

A mamãe falou com o Huffington Post:

“Agora está óbvio para mim que o Facebook perdeu totalmente o controle da sua rede, especialmente quando sua política claramente apóia o compartilhamento de imagens de amamentação, mas mesmo assim eles dizem que não podem controlar as ações de seus funcionários que continuam removendo imagens de amamentações e bloqueando as contas dos usuários que as postam – geralmente de maneira errada, o que é irritante para mim.”

Pelo jeito as mamães querem reivindicar seus direitos para expor imagens amamentando seus filhos. Se as fotos das crianças se alimentando, ou lambuzando, com sopinhas são engraçadinhas e, de certo modo, bem vindas, como uma foto com uma criança sendo amamentada dá esse problema todo? O momento da amamentação é importante na vida da mãe e do filho, esse tipo de censura não pega bem para a rede social do Marquinhos. Os funcionários responsáveis pela avaliação das sinalizações de usuários às vezes erram, já que os termos de uso permitem fotos como a do perfil de Emma, mas esses funcionários são responsabilidade do Facebook. Portanto as alegações de que a empresa não controla o que o funcionário faz não procede.

Será que as mamães deveriam deixar as fotos com maior exposição para os álbuns, e não para a linha do tempo? Esta será uma discussão que pode render muito. Mas uma coisa é certa, o que a mamãe Emma não entende é que, às vezes, mamilos são polêmicos.

0 responses to “Para o Facebook, Mamilos são Polêmicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *