O site YepDoc, que recebeu investimento da Rock Internet em Abril deste ano, realizou uma pesquisa que traça o perfil dos usuários que foi feita através de um levantamento dos dados de usuários que agendaram consultas médicas por meio do site no período de Junho a Agosto de 2012. A pesquisa revelou vários dados interessantes, como o fato de que as mulheres utilizam mais o serviço que os homens, grande parte dos agendamentos foram realizados fora do horário comercial, e várias outras curiosidades. Confira:

Disponível para os moradores da cidade de São Paulo desde abril, o serviço de agendamento de consultas médicas pela internet vem ganhando cada vez mais adeptos. De uma maneira geral, as mulheres se mostraram mais conectadas a essa nova tecnologia dos que os homens, sendo responsáveis por 57% dos agendamentos. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo YepDoc, que traçou o perfil das pessoas que agendaram consultas médicas por meio do site no período de junho a agosto de 2012.

Idade dos pacientes que agendaram consultas pelo YepDoc no período de junho a agosto de 2012:

O levantamento do YepDoc aponta que os usuários de 25 a 34 anos são os que mais utilizam o serviço, sendo responsáveis por 35% dos agendamentos no período. Na segunda posição estão os adultos de 45 a 54 anos (24%), seguidos pelo grupo de pessoas acima de 55 anos (21%) e jovens de 18 a 24 anos (20%).

“Observamos uma participação crescente dos agendamentos realizados por pessoas com mais de 55 anos. Isso mostra que a 3ª idade está por dentro das novidades tecnológicas e disposta a mudar hábitos antigos para tornar a vida mais prática”, aponta Guilherme Pizzini, um dos fundadores do YepDoc.

Outro dado que chama a atenção é que 60% dos agendamentos foram realizados fora do horário comercial. “Isso não seria possível sem um serviço como o YepDoc, pois o usuário precisaria ligar para o consultório, que obviamente não funciona 24 horas por dia”, completa Paulo Piccini, também fundador do site.

Desde que iniciou suas operações na cidade de São Paulo, no mês de abril, o site YepDoc tem aumentado diariamente o número de profissionais da saúde cadastrados e dispostos a utilizar a ferramenta de organização de agenda e contato com seus pacientes. A quantidade de horários disponíveis para consulta hoje já ultrapassa a marca de 300 mil.

O funcionamento do YepDoc é simples. Para agendar uma consulta, basta acessar o site, selecionar o tipo de profissional da saúde, localização de preferência e o plano de saúde atendido. A plataforma irá exibir uma lista com nomes de médicos no perfil procurado e seus horários disponíveis para consulta. O paciente pode escolher o horário mais adequado e agendar a consulta em alguns cliques. A ferramenta ainda envia automaticamente mensagens por e-mail e SMS alertando o profissional da saúde e o paciente 24 horas antes do agendamento.

A expectativa dos criadores do YepDoc é que até o final do ano os pacientes tenham à disposição mais de 800 mil opções de horários para consultas. “Queremos otimizar o processo de agendamento de consultas médicas no Brasil e estimular as pessoas a irem mais ao médico”, conclui Guilherme Pizzini.