Ping: A Rede Social do iTunes

Um novo recurso do iTunes 10, anunciado e lançado ontem, é um importante recurso de rede social chamado Ping. Ele permite comentários sobre as músicas, avaliações e o “like” no estilo do Facebook. O Ping também é muito semelhante ao Twitter, já que você pode seguir pessoas e estrelas da música. Tudo isso acontece dentro do aplicativo iTunes, no seu computador, no iPhone ou no iPod Touch.

Testamos um pouco o novo recurso e apesar de algumas falhas iniciais, ficamos intrigados. Mas sobre o foco comercial do Ping, será que ele é mesmo uma rede social ou mais uma maneira para a Apple e os artistas venderem música?

Como ter o Ping

Para acessar o Ping, primeiro você precisa fazer o download do iTunes 10 em seu computador. Para acessá-lo de seu iPhone ou iPod Touch você precisará também de fazer o download de cerca de 300 mb do iPhone Software Update.

No computador, depois de fazer o download do iTunes 10, clique no link do iTunes Store situado na barra lateral. Você verá um link “Get Started” no canto superior direito da página (o Ping também aparece como uma opção de menu na barra lateral). Você terá que ativar o recurso Ping e concordar com a política de privacidade da Apple. Depois disso, crie um perfil.

Você pode ter problemas com o upload da foto do perfil e ao conectar ao Facebook. Mas se você esperar cerca de 10 minutos o upload de sua foto será feito. Porém, o Facebook Connect parece não funcionar neste estágio. Podem ser problemas técnicos iniciais.

Depois de configurar o seu perfil, você é convidado para seguir outras pessoas e também os astros da música como a Lady Gaga e o U2. Isso é muito semelhante ao Twitter, só que funciona dentro do iTunes (no seu PC, iPhone ou iPod Touch).

Rede Social, ou Caça Níqueis?

O Ping não é totalmente intuitivo. É preciso um pouco de tempo para entender o recurso, para postar conteúdo, por exemplo, você precisa estar na iTunes Store. Você não pode criar conteúdo novo dentro do próprio Ping, embora você possa comentar sobre o que os outros acrescentaram.

Para acrescentar conteúdo novo na sua stream do Ping, vá para a iTunes Store e comente sobre um álbum, classifique-o com estrelas ou apenas clique no botão “like”.

O fato de que você precisa estar dentro da iTunes Store para fazer isso tudo parece uma estratégia bastante cínica para incentivar as pessoas a comprar mais música. Por que não permitir que os usuários procurem dentro do Ping por músicas e álbuns? Ou, melhor ainda, deixar que os usuários comentem, classifiquem ou marquem músicas de dentro do player do iTunes?

Siga as Estrelas

Para seguir – e até comentar – o que os outros estão fazendo, clique no feed Recent Activity dentro do Ping.

O Ping dá mais ênfase no recurso de contas do que o Twitter, dizendo para você “libertar o groupie dentro de você seguindo seus artistas favoritos no Ping.” O serviço vem com algumas contas prontas para os principais artistas do rock, pop e outros estilos.

Estas contas não oferecem muito mais do que as estrelas já fazem no Facebook e no Twitter. A principal diferença é que estão dentro de um aplicativo onde as pessoas podem comprar a música.

Vou Seguir Você (Se Você Tiver o Mesmo Gosto Musical que Eu)

No geral, o Ping pode ser útil para seguir amigos que possuem o gosto musical similar ao seu. Neste caso, se eles gostaram de algum cd novo seria uma ótima recomendação, com mais probabilidade de ser comprado por você.

No entanto, o Ping provavelmente não será muito útil para seguir amigos que não possuem o mesmo gosto musical que você. Você pode ser meu amigo no Facebook, mas me desculpe, não estou interessado no pagodão que você gosta (e você provavelmente não gostará também do tipo de música que eu gosto).

Você já testou o Ping? Deixe o seu veredicto nos comentários!

0 responses to “Ping: A Rede Social do iTunes

  1. Há a possibilidade de compartilhá-lo para divulgar o meu Blog Digital Profissional.
    Atenciosamente,

    Antonio Carlos de Lima-“Toninho Carlos”
    Estudante de Comunicação Institucional na Unicid.
    Colunista e Redator do Norte News(Associado ao Jornal Freguesia News)

  2. O Ping não funciona se a sua account na iTunes Store for do “Brasiu”. Vc. tem que fazer uma account fake, com endereço nos EUA para poder acessar o Ping, por enquanto.

  3. O Ping não funciona se a sua account na iTunes Store for do “Brasiu”. Vc. tem que fazer uma account fake, com endereço nos EUA para poder acessar o Ping, por enquanto.

  4. A priori acho uma forma não bem feita de vender disco.
    Meu gosto musical no perfil está: clássico, latino e jazz.Clico na busca e eles me indicam pop, rock e Lady Kaka, deve ser brincadeira ou o mecanismo foi feito na Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *