Por Que Você Ainda Usa o IE?

Já é senso comum que os heavy users da web largaram o IE há muito tempo. Seja com o Safari, Google Chrome, Firefox ou até com o Opera, todos já migramos do navegador que antigamente travava demais e nos impossibilitava de voltar com as nossas abas. Abas? Bem, pelo menos quando eu utilizava o navegador isso ainda não existia nele.

Mas o que é engraçado é que muitas pessoas lidam com o navegador como se fossem times de futebol, quando escrevemos sobre o Firefox recebemos comentários exaltando o Chrome ou o Opera, e o quando é a vez do Chrome os exaltados são o Opera e Firefox, e assim por diante. Mas quando eventualmente o tema é o IE, muitos criticam dizendo que quase ninguém o utiliza, e que as melhorias atuais não são o suficiente para colocá-lo entre os melhores. Bem, concordo parcialmente com vocês, eu mesmo não me senti apetecido para testar a versão mais recente do navegador da Microsoft por um prazo mais longo. Me falta muito incentivo para deixar de usar meus navegadores favoritos (não, não vou falar quais são).

Mas tudo muda quando olhamos para o gráfico com os navegadores utilizados pelos visitantes do ReadWriteWeb Brasil durante o último mês.

30,54% utilizam o Internet Explorer, seguidos por 29,22% de visitantes que usam o Firefox, em terceiro lugar o Google Chrome contabiliza 27,92%. 10% dos visitantes utilizam o Safari, enquanto o Opera ocupa a sexta posição com apenas 0,88%.

Quando analisamos o gráfico de navegadores utilizados pelos visitantes desde o início do site em 2009 as coisas mudam um pouco.

Firefox é o líder com 34,71%, seguido pelo Internet Explorer com 30,16% e pelo Chrome com 24,67%. O Safari é o quarto lugar com 8,25% e o Opera recupera uma posição, ocupando o quinto lugar com 0,86%.

Caro leitor, vamos criar o movimento torcida pela paz nos blogs, chega de brigar pelos navegadores. Enquanto vocês trollam uns aos outros, eles só querem saber de dinheiro!

Agora falando sério, qual navegador você está utilizando?

0 responses to “Por Que Você Ainda Usa o IE?

  1. Não galera….

    Bullshitagem.

    Essa “torcida pela paz” nos navegadores e pura bobagem (porque também é uma “guerra” de bobagem).

    Por outro lado, tem uma palavra técnica para descrever a engenharia com que está feito IE: m e r d a.

    O IE é a merda da indústria sem lugar a dúvidas. Faz perder tempo e grana aos desenvolvedores, aos investidores, vulnerabiliza aos consumidores. Não tem nem uma coisa de mérito a esta altura (sim tinha no ano 2001).

    O irónico é que a M$ não se interesa no que o consumidor usa. Por motivos (provavelmente da sua agenda pessoal que é incompatível com o teu bolso) a M$ não se importa em que você tenha que lidar com maiores custos de desenvolvimento para atender os visitantes dos seus sites (ou dos seus aplicativos web).

    Screw that.

    Que tal chamar as coisas pelo seu nome real? (e desenhar software para quem faz as cosas certas para todos os atores da industria?)

  2. Eu uso o Firefox, pelos complementos que auxiliam a produtividade, também o RockMelt e Chrome. Na verdade, também uso o Opera, Safari e IE (esse último para testes).

    Acredito que o número de pessoas que ainda usam o IE se deve a
    1) O XP já vem com o famigerado IE 6;
    2) A maioria dos usuários não se importa com qual browser está navegando. E como esses mesmos usuários estão usando o Windows XP… ;
    3) Heavy Users tendem a achar que todos usuários sabem e entendem a importância de um bom browser, e conhecem os problemas do IE. Mas num país onde a grande massa só quer saber de Orkut, Msn (com muitos smiles!) e digitam o endereço do site na busca do Google, acredito que esse tipo de conciência ainda demora a fazer diferença.

  3. Bem, acho que a polemica vai continuar um bom tempo, mas como todos, vou vender o meu peixe. Como a maior parte do tempo estou no Linux, então o bom e velho firefox é predominante, salvo algumas vezes quando ainda não consigo abrir algumas pagina com ele ou então esta ficam totalmente distorcidas, ai parto para o chrome no Linux. Sim, por incrivel que pareça há site que ainda não funcionam bem no Firefox, posso mandar alguns deles aqui se quiserem. Mas quando estou no Windows, o bom e velho Firefox fica como padrao, mas como aqueles sites que não abriam no mesmo em Linux, no Windows não é diferenta, ai eu opto pelo IE.

    Eu até gostaria de usar somente um navegador, mas ainda há muita incompatibilidade com os mesmos. Parece que alguns webmasters só se preocupam em desenvolver para o IE.

  4. Uma vez eu ouvi um argumento matador de um desenvolvedor: “Eu uso o browser que a maioria dos meus usuários usa.”

    Mas respondendo a pergunta do título, a maioria das pessoas usa IE por que não é heavy user antenado e simplesmente não sabe que IE não é bom (em especial a versão 6, com exceção da versão 8 e 9 que são bem dignas) ou simplesmente não sabe que existe outra opção.

  5. o IE9 é bom. Inclusive a um tempo atrás vi uns benchmarks humilhantes comparando IE9 vs Firefox 4 vs Chrome.
    O problema é que o IE não é feito para Heavy Users. Ele é feito pra quem liga o computador e quer navegar, o firefox também poderia servir para isso, assim como o Chrome. mas eu tenho certeza que ninguém procuraria tão cedo por plugins e complementos.

    Eu uso Firefox. Por causa da qualidade dos complementos dele (DownThemAll, Firebug, FlashBlock). Mas tenho certeza: O Firefox trava mais que o IE nas versões mais recentes do Windows. E mais ainda no Linux, e no Mac também. E já tive essa experiência em uns 5 computadores diferentes, com uns 3 ou 4 sistemas operacionais diferentes. E O Chrome também não está isento dessa situação, mas talvez seja um dos que melhor gerencia os crashes.

  6. Concordo com o cara de cima.
    O meu firefox está cheio de complemetos e vários “trecos”, intão algumas vezes ele fica um pouco lerdo ou trava, posso dizer que é raro mas acontece.
    Mas a principal coisa que ainda me faz usar o IE é porque quando quero ler ou ver alugma coisa rapidamente uso ele, porque ele inicia mais rápido e já feito instalado. rs
    Não faço questão de instalar o Chrome.

    Portanto na maioria do tempo meu querido Fox, mas às vezes quando quero usar um site rapidamente ou quando é algum site que não funciona no Firefox. Como por exemplo o da loja virtual da VIVO.

  7. Uso os três: Firefox, Chrome e IE9. A dupla FF+Chrome foi uma forma “improvisada” de lidar com múltiplos logins em contas do Google. Hoje o recurso já existe, funciona em um só browser, mas por hábito mantive este setup: conta pessoal no Firefox, conta profissional no Chrome. As atividades de desenvolvimento também ficam no Firefox (por conta dos plugins) mas o Chrome ganha para apps complexos por conta da tela minimalista, e do modo “app” que bem natural.

    Já o IE fica reservado para aquelas coisas que só funcionam em IE mesmo. Aliás… ontem tive uma surpresa a esse respeito, com nossas amadas companhias aéreas.

    Pelo menos duas empresas (Webjet e Azul) tem sérios problemas de “IE-dependência”. O site da Azul abre no FF e no Chrome, mas a busca por passagens dá tela em branco. Olhei a URL (extensão .aspx – aliás, isso é coisa do tempo em que se usava extensão na URL), e abri no IE9… aí funcionou.

    Já a Webjet, pelo menos, é explícita: a opção WebCheck-in é acompanhada da frase “Disponível apenas em Internet Explorer”. Ridículo. Isso aliena clientes. E os clientes móveis? Se ficarem esperando um tablet com IE9, podem ficar sentados esperando 🙂

  8. Eu uso o Chrome e meu cunhado o Firefox, a gente fica “brincando de disputar” qual é o melhor. Mas o melhor mesmo é aquele que você se adapta, lhe agrada e faz faz um bom trabalho, independente de qual seja, exceto o IE que é horrível.

  9. Esse título não condiz nada com a matéria. Em momento algum vc questiona PQ as pessoas AINDA usam o IE. E sim as diferenças entre as visualizações e qual navegador a pessoa usa.

    Coerência, gente, por favor.

  10. Como sou desenvolvedor, tenho todos estes navegadores instalados para testes, mas para uso escolhi o Google Chrome, que é muito, mas muito mais leve e rápido que qualquer um! Já o IE, toda vez que testo um site novo nele, sinto uma pontada no coração ao constatar algum recurso do CSS que ele não reconhece. Uma tristeza só…

  11. Firefoxxxx !!!!!!!!
    abaixo o IE !!
    hoje em dia essa estatística do IE ainda está alta pq o windows vem com ele como padrão, e muitas pessoas,por incrivel q pareça, ainda não sabem trocar o navegador da máquina. Eu nunca conheci alguem que gostasse do IE tendo conhecido o Firefox ou Chrome.. é IMPOSSIVEL !

  12. Bom, graças ao ie quebrar o monopólio do netscape temos browsers gratuitos hoje, uso o ie 8 adoro a complicação dele e as ferramentas de desemvolvedor, os modos tbm são legais ie 7 navegador ie 8, modo quirks, mode ie 7 navegador ie 7…kkkkk loko. Mas com o ie 8 e 7 já consigo fazer um único css pra rodar em todos os browsers. Estou satisfeito!!! E vem ai o ie 9 que parece bater os que se dizem navegadores modernos. O melhor de tudo do ie 8 é que já vem instalado no melhor sistema operacional… o windows 7 kkkkkkkkkkkkkk

  13. A questão toda aqui, e que talvez seja o mais preocupante, é que estamos falando da concorrencia de um navegador single-plataform (só roda em windows sem considerar gambiarras) com outros navegadores cross-plataform (que rodam em linux e mac também). A supremacia do IE, se dá pela supremacia ainda forte do Windows, e isso se dá por diversos motivos. Talvez a maior fraqueza nesse sentido sejam as competições de distros do linux, que se fossem unificadas em 2 frentes, uma KDE e uma Gnome, traria para sí vários usuários, pois seria bem mais amigável, como o Ubuntu pretende fazer, a questão é que não há uma unificação e cada marca de notebook e pcs montados colocam linux só por colocar, para reduzir o preço final, e daí vão as distros mais non-sense já que o objetivo é ser trocado por um Windows pirata.
    Fora isso, apesar de ser muito fã do Mozila Labs, eu ainda sou a favor da unificação dos engines dos Browsers, por exemplo, Chrome, Safari e mais uma lista de dezenas como o Rockmelt e outros menores, usam o “Webkit” como engine, e você tem a certeza que se seu site funciona em um, funcionará nos outros, e isso é um sonho pros programadores

  14. IE sucks. Os usuários comuns… maioria, nem sabem o que é Browser… Já reconhecem o ‘E’ do IE, já clicam. Minha namorada mesmo começou a usar o Firefox após observar o quão mais rápido ele é do que o IE… O Msn acabou com o ICQ, assim como o Chrome, FF irá acabar com o IE… questão de tempo… Uso o IE pois faz parte do meu trabalho ter que utilizar múltiplos browsers.

  15. o IE teve um crescimento porque mais “leigos” compraram computador nesse periodo e esses ainda usam o IE.
    eu sou Google Chrome desde a primeira versão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *