Press Releases? Como Chamar Atenção da Mídia.

75% dos jornalistas gostam de releases bem direcionados e bem escritos, pelo menos de acordo com uma recente pesquisa realizada pela Oriella PR Network, uma aliança de 15 grandes agências de PR de todo o mundo.

Como disse Jeremy Porter, autor do Journalistics, esse tipo de informação é muito enganador. Os jornalistas preferem PR bem escritos e bem direcionados do que os mal-escritos e sem direção? Isso é claro. Mas será que a PR é a fonte de informação preferida dos jornalistas? Não.

Porter sugere o seguinte: “Preste atenção nos serviços de notícias e leia as manchetes de hoje. Me avise se você encontrar um release que você gostaria de escrever se você fosse um jornalista.”

Sem dúvida, o PR corre algum risco de desaparecer. Mas, como argumenta Jeremy e muitos jornalistas concordam, existem melhores alternativas para chamar a atenção da mídia.

“Você sabe o que funciona melhor do que um comunicado de imprensa?” Jeremy pergunta. “Tente ter uma conversa com um jornalista.” Preste atenção nos temas que eles cobrem. Preste atenção na forma em que suas publicações funcionam.

Embora uma PR possa cobrir cada detalhe do seu novo produto, serviço, contratação, financiamento ou recurso, não significa que vai gerar uma boa história – talvez nem mesmo uma história. Porter oferece algumas outras dicas que ele acredita que serão úteis:

Blog

“Seu blog é o seu meio de comunicação próprio. Compartilhe tudo o que você pode pensar sobre sua indústria, sua paixão, a empresa, produtos e serviços.” Naturalmente, isso não significa que seu blog se torne apenas mais um lugar para publicar suas press releases. Estamos sempre pensando nos leitores de feed do ReadWriteWeb Brasil. Então faça com que valha a pena assinarem o seu feed.

Encontre-os

Encontre os jornalistas em conferências e eventos de networking. Apresente-se. “Tente não agir como uma pessoa de PR estereotipada,” avisa Porter. “Se você não sabe o que quero dizer, provavelmente está agindo desta maneira.”

Escute

Procure jornalistas na mídia social. Você pode aprender muito sobre eles ao ouvir e prestar atenção ao que eles dizem e escrevem, ao invés de simplesmente tentar fazer o pitch.

Evite a PR Spam

“Se você envia lixo para os jornalistas, eles vão se lembrar.” Honestamente, se eles não o responderam depois que você os enviou o mesmo anúncio meia dúzia de vezes, não é porque eles estão muito ocupados. É porque enviar o mesmo anúncio meia dúzia de vezes é spam.

Jornalistas apreciam press releases escritas de forma clara, mas nem sempre elas são a melhor maneira de gerar atenção na mídia.

0 responses to “Press Releases? Como Chamar Atenção da Mídia.