Planejando Entrar no Mercado Móvel? Esteja Preparado!

Todos os nossos leitores devem saber que a mobilidade é uma das tendências mais significativas dos últimos anos na web. Uma coisa que não discutimos muito neste campo, é como as startups e empreendedores podem tirar vantagem e se preparar para um investimento no setor móvel. O ReadWriteWeb conversou com o Steve Eisenberg, um consultor de desenvolvimento de negócios da MRN Digital Media, e ele teve a gentileza de compartilhar algumas idéias valiosas para startups que estejam ou desejam entrar no mercado móvel.

O Planejamento leva a Perfeição

O tema que surgiu várias vezes durante a conversa com Steve foi de preparação e planejamento. Isso em nossa conversa com um consultor de desenvolvimento de negócios faz todo o sentido, e é fundamental para criar um negócio bem sucedido.

“Para as startups, algumas tem que fazer um trabalho melhor ao reunir uma equipe de gestão. Parte importante no caminho do investimento vem do histórico de realizações e experiências dos fundadores,” diz Steve. Ele acrescenta que algumas empresas pequenas são muitas vezes surpreendidas por um crescimento rápido e não estão preparadas para contratarem ou adquirirem ajuda técnica para escalar.

Para se preparar para o crescimento inesperado, segundo ele, você precisa de visão e planos de contingência. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é criar um grupo de conselheiros – um que fornecerá conselhos valiosos e que irá definir metas de crescimento trimestrais para acompanhar o progresso, acrescenta Steve.

Outro passo para o planejamento para o crescimento rápido e de uso é a garantia de que seus aplicativos são devidamente testados. Steve sugere o uso de serviços como o Mob4Hire, que irá lançar seu exército de usuários móveis em seu aplicativo para testá-lo para bugs, resistência, e, ao mesmo tempo, fornecer uma análise do uso.

Os Tempos Estão Mudando

As startups que entram no mercado móvel precisam não só de planejar para o crescimento rápido, mas também para a natureza igualmente mutável da própria indústria. Alguns acreditam que os aplicativos móveis estão cada vez mais se afastando das plataformas nativas e indo em direção ao desenvolvimento baseado na web.

“A questão é a onipresença no máximo de plataformas possível,” disse Steve. “A habilidade de publicar uma única vez e distribuir através de múltiplas plataformas facilita para quem quer desenvolver o aplicativo.

Servir os que Não São Servidos

As outras considerações são os equívocos mais comuns sobre o estado do mercado móvel. Enquanto a Apple possui o maior orçamento de marketing, Steve nos lembra que o Android, a RIM e outros ainda são fatias importantes do setor. Além disso, embora os smartphones tenham crescido em popularidade, a quantidade de usuários móveis com telefones padrão (os dumb phones) ainda é enorme – especialmente em alguns setores demográficos específicos.

“Ainda existem coisas criativas a serem feitas com o SMS ou com fotos,” Steve diz. Alguns modelos mais básicos também podem suportar os QR codes .”

As startups as vezes esquecem que mesmo as pequenas empresas (às vezes, principalmente as pequenas empresas) precisam planejar cuidadosamente para seu crescimento. Seja qual for o seu público alvo, ou negócio, o planejamento nunca é uma má ideia.

0 responses to “Planejando Entrar no Mercado Móvel? Esteja Preparado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *