Pretende Migrar para um Provedor de Emails na Nuvem? Confira essas Dicas
A Forrester lançou dois relatórios sobre serviços de email baseados em nuvem: um sobre a seleção de um provedor, e outro sobre a migração para a nuvem.
Embora a Forrester não tenha recomendado nenhum serviço especifico, a empresa cita três aspectos a serem considerados ao comparar os provedores.
Para o relatório sobre a migração, a Forrester analisou as lições aprendidas por grandes empresas que fizeram essa mudança. A GlaxoSmithKline, por exemplo, moveu 90.000 usuários para a Microsoft Online recentemente.
Escolhendo um Provedor
A Forrester cita três aspectos a serem considerados para diferenciar os provedores:
O Catálogo de Serviços do Provedor
- Plataforma de email
- Serviços de suporte
- Opções móveis
- Ferramentas adicionais de colaboração
Os Detalhes Operacionais do Provedor
- Localizações dos data centers
- Métodos de integração
- Certificações de segurança
- Acordos de nível de serviço
- Serviços de migração
Características de Mercado do Provedor
- História da empresa
- Clientes
- Mercado-alvo
Segundo o relatório, os provedores podem ser classificados em quatro grupos:
- Os provedores de plataformas, como a Microsoft, IBM/Lotus, e VMware/Zimbra.
- Provedores novos que focam apenas na nuvem, como a Google e Cisco.
- Provedores de serviços de colaboração, como a Apptix, Intermedia, e a USA.NET.
- Provedores de hospedagem e telecomunicações, como a AT&T, Connectria, NaviSite, Rackspace, Verio, e a Verizon.
A Forrester não oferece nenhuma recomendação específica sobre alguma empresa em particular. Em vez disso, ela incentiva que as pessoas considerem as necessidades de suas empresas e das parcerias existentes. A empresa também recomenda a consideração de modelos híbridos.
Planejando a Migração
Depois de escolher um provedor, você está pronto para planejar a migração. A Forrest sugere o seguinte:
- Organize seu diretório ativo ou outros sistemas de controle de acesso. Exclua os usuários antigos, os registros obsoletos e estruturas de unidades de negócios desnecessárias. Você não vai querer migrar essa bagunça.
- Considere as suas necessidades de banda. Isso pode dar problema, já que fazer o upload de emails não parece ser algo que consome a banda em excesso, mas feito em larga escala pode ser uma situação diferente. Não subestime as suas necessidades. A Forrester cita a Microsoft como um exemplo, que recomenda na migração de emails 37 KB/segundo para cada 100 usuários.
- Decida a quantidade de informação histórica que será transferida. Quantos anos de itens de calendário do Exchange você quer colocar na nuvem?
- Tenha um plano para voltar, apenas para último caso. Sempre é importante ter uma estratégia de retirada, em caso de fracasso.
Sua Experiência
E você já migrou um sistema de email para a nuvem? Qual provedor usou? Você teve algum problema? Como foi sua experiência? Não deixe de comentar.