Programa Startup Farm Cria e Acelera Startups em 30 dias

O Startup Farm, é um novo modelo de programa de aceleração feito sob medida para o mercado brasileiro. A ideia é criar e acelerar startups digitais em 30 dias. A primeira edição ocorrerá em São Paulo, que já está com inscrições abertas.

O programa reúne até 50 empreendedores no espaço de co-working The Hub. Durante um mês, esses empreendedores vão expor suas ideias e desenvolvê-las com ajuda de mentores com experiência no mercado digital.

Alguns temas de interesse geral serão abordados, como lean startups, formação de equipes, estudo de mercado, modelagem de negócio, teste de conceito, elaboração de protótipo, relação com investidores e capital de risco, além da elaboração de “pitches” para apresentação da ideia. “Tudo começa num sábado, quando são formadas as equipes e termina 30 dias depois com uma apresentação das startups para uma banca formada por investidores”, explica Felipe Matos, sócio do Instituto Inovação, realizador do programa, e facilitador líder do Startup Farm.

“Usamos metodologia vivencial, em que empreendedores assumem na prática a gestão da startup e são auxiliados por mentores experientes em um processos intenso, que dura um mês“, afirma Felipe.

O Startup Farm foi baseado em programas de aceleração de startups praticados na região do Vale do Silício, nos EUA. “Estivemos visitando incubadoras e aceleradoras do Vale e trouxemos o modelo para o Brasil, de forma adaptada a nossa realidade. Por aqui, os empreendedores precisam de ainda mais apoio e suporte que lá, onde o mercado é mais maduro”, conta.

Cada semana tem uma tarefa específica e as atividades são intercaladas com depoimentos de empreendedores de sucesso e vivências em tópicos relevantes para o desenvolvimento da startup. “Tudo é feito de forma prática, usando como material de trabalho as próprias startups que estão sendo criadas. É uma imersão de gestão na prática e os resultados que surgem em 30 dias são muito expressivos”, diz.

O programa conta com investidores, empreendedores de sucesso e profissionais especialistas em áreas como gestão ágil de desenvolvimento, e-commerce, aplicativos móveis, finanças, modelagem de negócios, dentre outras.

A final do programa acontece no dia 19 de setembro, em um evento aberto à comunidade, quando as startups geradas serão apresentadas para uma banca de investidores e especialistas.

 

O ponto que mais chamou atenção do programa é o modelo, diferente do tradicional usado nos EUA, “participe e pague com equity” para um modelo com um pagamento de R$ 2,2 mil por empreendedor, mas sem nenhuma remuneração em equity. Inclusive o programa oferecerá descontos promocionais para inscrições até dia 05/08 e os valores poderão ser parcelados em até 18X no cartão de crédito.

Confira na imagem abaixo como funciona o programa Startup Farm:

Boa sorte aos empreendedores e parabéns a equipe do StartupFarm pela iniciativa.

0 responses to “Programa Startup Farm Cria e Acelera Startups em 30 dias

  1. Pingback: Startupfarm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *