Qual é a do Goo.gl e Como Ele se Posiciona Em Relação aos Outros Encurtadores?
O encurtador de URL da Google, o Goo.gl, lançou o seu serviço aberto ao público. O serviço se parece muito com o pioneiro Bit.ly.
“Então se Oscar Wilde estava certo, a imitação é a forma mais sincera de elogio,” John Borthwick do Bit.ly nos disse em resposta. “Eles pegaram as características básicas e copiaram do bit.ly.” Isso é verdade na Interface do Usuário, mas no contexto mais amplo das ofertas das duas empresas, existem algumas diferenças significativas.
O Goo.gl oferece recursos adicionais como a avaliação de dados como navegador e do OS de quem clica, e um código QR gerado automaticamente para cada link encurtado. O serviço da Google ainda não oferece uma API pública, mas a empresa disse que está em seus planos futuros. O Bit.ly oferece uma API, e talvez o mais importante, oferece aos editores sua própria marca. John disse que existem agora 4.000 empresas usando a versão white-label no Bit.ly. Por exemplo, o ReadWriteWeb Internacional publica através da URL RWW.to, que é mais simpático do que a publicação através de uma URL da Google.
Ultimamente muitas startups construíram seus próprios encurtadores de URL. O interessante foram as que focaram na análise do conteúdo dos links encurtados e ofereceram os dados adicionais sobre aqueles links.
Isso é o que é mais importante para os desenvolvedores. Para os usuários, os que colocam os dados no sistema, uma marca de confiança e agora um número pequeno de letras é tudo o que importa. As pessoas lidam com TinyURL.com tiveram problemas freqüentes por anos. O uso deste serviço provavelmente irá despencar agora que existe uma opção da Google, e outros serviços menores devem estar se sentindo ameaçados também.
Um estudo independente realizado pela empresa de monitoramento da web WatchMouse confirmou as alegações do Goo.gl de ser o mais rápido e mais robusto encurtador de URL do mercado.
Agora pare um minuto e imagine os dados do Goo.gl integrados com o Google Analytics. Isso sim seria uma combinação matadora. O Goo.gl já está integrado no fluxo de publicação da plataforma de RSS e publicidade da Google, o FeedBurner. Isso também é bastante interessante e já pode ser usado para ver a repercussão do seu feed RSS no Twitter.
Imagino que em pouco tempo o Goo.gl será oferecido no Google Apps com opção de domínio próprio a um custo bem mais interessante que o bit.ly pro.
O que eu gostava do u.nu
Gerava links que se podiam escrever no papel ou no quadro ou ditar pelo telefone sem grande confusão porque não distinguia maiúsculas e minúsculas e não usava símbolos como o 0 que se podem confundir.
E os links eram muito curtos já que tinham um domínio com uma única letra.
Mas aparentemente faliu…
Liked it.