Quem Está Ganhando e Quem Está Perdendo com a Nova Atualização do Algoritmo de Busca da Google?

Na semana passada a Google anunciou mais uma atualização no seu algoritmo de busca, mudança que afeta 35% do tráfego dos sites, blogs e portais da web. O site de análise Searchmetrics passou o final de semana examinando os efeitos desta atualização em sites, blogs, emissoras e sites de marcas, e concluiu que sites que oferecem conteúdo mais atual tiveram realmente uma melhora no tráfego.

O Searchmetrics divulgou uma lista com os sites que foram beneficiados com a atualização, e outra com os sites analisados que perderam tráfego. O que surpreendeu foi que, a lista dos sites que perderam tráfego apresentou domínios de várias categorias como blogs, sites de marcas, e contou até mesmo com o site da Google, o Blogger, que perdeu cerca de 20% do tráfego.

Com a atualização antecessora, chamada Caffeine, a Google foi capaz de rastrear rapidamente resultados mais recentes em uma escala maior. As mudanças do algoritmo da semana passada farão com que o mecanismo de busca saiba exatamente quando entregar conteúdo mais recente, ou um conteúdo não tão recente que será mais adequado à busca. A nova atualização foi batizada de “freshness update,” e pretende entregar resultados coerentes em diferentes tipos de buscas, como busca de eventos, assuntos do momento, notícias e reviews.

O Searchmetrics analisou seu próprio banco de dados SEO, que utiliza sua métrica de “Visibilidade SEO,” para avaliar as conseqüências da atualização em vários domínios. A métrica da empresa é baseada no volume de busca de uma palavra-chave, no tipo de busca e na classificação da URL em questão.

O domínio que mais se beneficiou da atualização foi o site do museu de rock Rock&Roll Hall of Fame, com uma melhora de 72,07%.

Você pode conferir na lista abaixo os sites que tiveram aumento de tráfego após a atualização no algoritmo da Google. Nesta lista você pode ver a categoria do site, o domínio, a posição do site no dia seis de Novembro, e a posição que o site se encontrava no dia 30 de Outubro, e finalmente a porcentagem de melhora do site.

O domínio que perdeu mais tráfego foi o site the570, com queda de 54,28%.

Veja também a lista com os sites que foram prejudicados com a atualização.

Você pode ver a lista completa e com mais detalhes no blog do Searchmetrics.

0 responses to “Quem Está Ganhando e Quem Está Perdendo com a Nova Atualização do Algoritmo de Busca da Google?

  1. Excelente o conteúdo deste site, já favoritei dentro dos blogs de tecnologia que cotidianamente leio.
    Como sugestão, acho que deveriam colocar a data de criação do post para o leitor ter ideia de quando foi escrito, neste post fiquei sem saber quando foi a “semana passada”, até que encontrei a data na URL.
    Fica aí a dica e um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *