A maneira mais fácil de entender os investidores ou saber o que eles pensam sobre determinado mercado, é seguir seus blogs. São vários blogs de investidores gringos que são leitura obrigatória para que já tem, ou pretende fundar uma startup.

Se você já acompanha blogs de investidores, sabe que as informações fornecidas são de extrema valia. São conselhos, métricas básicas, avisos e experiências que podem ajudar bastante no desenvolvimento de um projeto. Você pode enxergar algo que você pode acabar utilizando na sua startup, ou ver que já tentaram fazer o que você pretende fazer, e que é melhor mudar o foco.

Já conhecemos os blogs dos principais VCs: Fred Wilson, Mark Suster, Ben Horowitz, Chris Dixon. Mas e os investidores brasileiros? Porquê temos tão poucos investidores com blogs (ou mesmo perfis no twitter) aqui no Brasil?

Começamos uma lista dos investidores que possuem blogs aqui no brasil e gostaríamos da sua colaboração para extendê-la.

  • Simon Olson – Apesar de hoje estar no Google e não mais diretamente no mercado de venture capital, Simon foi o primeiro investidor a postar ativamente sobre o mercado local.
  • Astella Investimentos – A Astella tem um blog bem interessante, sempre comentando tendências e acontecimentos do mercado internacional e também falando das empresas do seu portfolio.
  • Gávea Angels – O Gávea Angels possui um blog que agrega diversas notícias relacionadas a investimento anjo no Brasil.
  • Arpex Capital – Ted Rogers sempre posta artigos bacanas, principalmente traçando paralelos entre o mercado brasileiro e americano, e identificando pontos interessantes sobre nosso mercado.
  • Anjos do Brasil – O grupo anjos do brasil também possui um blog, sempre alimentado com conteúdo interessante sobre investimento anjo no mercado local.

Você conhece mais algum blog sobre investimentos e o mercado de startups brasileiro, mantido por algum investidor ou grupo de investidores?  Não deixe de comentar!