Nota do editor: Este post faz parte de uma parceria do WebHolic com o site Exame. O conteúdo exibido aqui não é de nossa autoria.

Um vídeo mostra um suposto iPhone 5 sendo ligado junto com um iPhone 4S. O iPhone 5 visto nas imagens parece uma versão alongada de seu antecessor. Mas ele exibe as novidades que vêm sendo previstas nos rumores sobre o novo smartphone da Apple.

Não há como ter certeza de que o vídeo, publicado pelo site chinês Vgooo.com, seja autêntico. Nesta semana, um suposto iPhone 5 foi filmado durante a feira IFA, na Alemanha. Depois, descobriu-se que era apenas uma réplica não funcional. No vídeo dos chineses, o aparelho é ligado e chega a exibir a maçãzinha do sistema iOS. Mas não vai além disso. Em vez da tela inicial do iOS, o aparelho mostra o que parece ser uma mensagem de erro. Se ele for falso, ao menos a falsificação foi bem feita.

Nas imagens, o iPhone 5 parece ter as bordas de plástico, em vez de metal – ou talvez seja metal pintado. Na parte traseira, o vidro do iPhone 4S dá lugar a outro material. O aparelho é ligeiramente mais fino que o iPhone atual e tem uma gavetinha menor para o chip da operadora, indicando que ele deve usar o novo formato nano-SIM.

Nota-se, também, o conector de dados menor que o atual que vem sendo previsto. Se os rumores se confirmarem, o novo conector terá oito pinos de contatos em vez dos 30 atuais. Ao lado dele, fica a tomada de áudio, que deve mudar da parte superior para a inferior do aparelho. Essa nova posição vai exigir que o usuário carregue o smartphone no bolso de cabeça para baixo quando quiser usar os fones de ouvido.

O iPhone 5 que vem sendo descrito nos rumores segue as linhas básicas do iPhone 4 e do 4S. Cabe perguntar se não estaria na hora de a Apple redesenhar o aparelho. Afinal, como os automóveis, os smartphones começam a parecer envelhecidos quando, ano após ano, não trazem mudanças significativas no design.

Nesta semana, o site americano Business Insider fez uma pesquisa perguntando se as pessoas acham o iPhone 5 feio. Das 2.400 que responderam, 68% disseram que sim. Quase ninguém duvida de que o novo smartphone vai ter sucesso arrasador. Mesmo assim, uma empresa que preza tanto o design como a Apple deveria ficar preocupada com o resultado dessa pesquisa (talvez ela deva aprender com a Nokia, que caprichou no design do seu Lumia 920).

A Apple deve anunciar o iPhone 5 na próxima quarta-feira, num evento em São Francisco, na Califórnia. O novo smartphone deve trazer conexão celular 4G LTE, mas ainda há dúvidas sobre a possível inclusão de um transceptor NFC para pagamentos por aproximação. Outra possibilidade é que o novo modelo traga fones de ouvidos redesenhados.