Quer Testar o Novo Orkut? Você vai Precisar de um Novo Convite!

Foi anunciada oficialmente ontem (29) a nova versão do Orkut.

10-2009-twitFBorkut

Mais que uma simples mudança estética, a nova versão do site, reescrita do zero usando o Google Web Toolkit (GWT), altera bastante a experiência de uso da rede social que ainda é a mais popular do Brasil. O foco da comunicação pelo Orkut mudou dos scraps e depoimentos para o chat pela plataforma do Gtalk e as mudanças de status que geram mensagens curtinhas, à la Twitter. Qualquer semelhança com o Facebook não é mera coincidência.

Tendo em vista o recente ataque do Facebook ao Orkut, com a ferramenta de importação de amigos e a reação agressiva do Google bloqueando a exportação do e-mails dos contatos é tentador chamar a remodelagem de “reação ao Facebook”. Mas isso contaria só metade da história…

Making of

Todas as mudanças vêm sendo estudadas e desenvolvidas por Googlers há quase 1 ano. Você se lembra quando a ferramenta de scraps mudou no início de 2009? Já era a primeira funcionalidade do novo Orkut em GWT, mas sem ninguém perceber. Isto é uma evidência de que a equipe já tinha percebido que a maneira que as pessoas se comunicam na internet vinha mudando, e estava se preparando para isto. Por isso, apostamos que o crescimento do Facebook no Brasil apenas antecipou o lançamento.

Um outro indício de que o lançamento teria vindo antes da hora são as páginas de fãs e comunidades, que ainda estão usando o layout antigo mesmo para os que já possuem a nova versão. Rastreamos comentários nas páginas de diversos Googlers, e vimos a garantia que essas páginas serão atualizadas progressivamente.

Há uma outra razão para o lançamento gradual. Ao invés de passar novamente pelos problemas constantes de performance que dominaram o produto em seus anos de crescimento acelerado, o Google decidiu frear o uso do novo código para medir seu desempenho. Assim como o Google Wave, o novo Orkut será baseado em Google Web Toolkit (GWT) para uso extremo do Ajax, agilidade na criação de novas features, menos bugs, padronização de código e reuso (sim, refactoring na veia). Freando o uso do sistema ao controlar o número de convites, o Google estuda o comportamento do Orkut com milhares de lupas ao mesmo tempo. Isso permite saber com precisão quantos servidores irá precisar para o volume de usuários que utiliza a ferramenta, e otimizar o código ao longo do tempo caso necessário. Desta vez, o balanceamento e planejamento de capacidade serão muito facilitados e tornarão o Orkut mais estável – e o GWT deixará tudo muito mais rápido para o usuário.

Foi também a primeira aparição pública de Victor Ribeiro como parte da equipe do projeto (”on behalf of orkut team“, ou “em nome do time do orkut”). Desde sua saída do UOL, suas ocupações no Google eram totalmente confidenciais. Na coletiva de ontem, Victor foi anunciado como Diretor de Produtos do Orkut, centralizando o comando da rede social nas mãos do time brasileiro do Google.

A Cara do Novo Orkut

Até onde experimentamos, a nova versão é em grande parte centrada na página inicial – não se muda de página para ir aos recados, fotos ou depoimentos como antes. É uma mudança grande (e para melhor) na navegação, dado que melhora a experiência de uso e garante ao Orkut um potencial de entry page. O carregamento ficou muito mais rápido e a sensação é de uma interface mais ágil, que responde melhor. Confira algumas das principais mudanças:

10-2009-orkut1

  • A barra do topo da página agora é a mesma dos outros serviços do Google, com atalhos para o Gmail, Maps, Docs, Calendar e outros. O campo de busca do Orkut foi movido para uma segunda barra, logo abaixo, que permite escolher se a busca será feita apenas no Orkut ou em todo o Google. A foto do usuário ficou maior e o formato quadrado, que já tinha começado a ser adotado, agora é obrigatório.
  • Assim como o Facebook um dia copiou o Twitter, agora ao lado da sua foto existe um campo de texto que pergunta o que você está fazendo. Soa familiar, não? Os visitantes recentes agora são mostrados por fotos, ao invés dos nomes. Este cabeçalho divide espaço com a grande área de publicidade que também é usada para o promova.
  • A barra horizontal logo abaixo das fotos é o centro de controle do novo Orkut. Ela carrega scraps, fotos, vídeos ou o perfil do usuário no espaço abaixo, que é a área principal de interação com o site. A mudança é rápida e não exige o recarregamento da página inteira. Para cada página existirão subtópicos que dividem a informação em quantidades mais fáceis de lidar. Todos os subtópicos são minimizáveis, e o Orkut se lembra de quais painéis você deixou abertos e fechados.
  • O Gtalk ganhou mais destaque. Ele é agora é a única janela pop-up da interface, ficando residente na parte inferior direita mostrando seus amigos que estão online no momento – o que traz o mesmo potencial de interação encontrado no Gmail. O Gtalk no Orkut também permite integração com o video-chat.
  • A busca por amigos ainda é dinâmica, mas é feita diretamente na lista, ao invés do menu dropdown. A lista, na barra direita, tem scroll infinito ao invés de mostrar apenas 9 pessoas. As mesmas mudanças foram aplicadas às comunidades.
  • Outras mudanças incluem um mecanismo mais rápido para subir fotos para os álbuns e a possibilidade de recortar estas fotos diretamente no Orkut. Hoje, segundo Victor Ribeiro, o Orkut é o maior site de fotos do mundo com cerca de 80 milhões de imagens publicadas diariamente.

Kudos ao time do Orkut

O Orkut, assim como o Facebook, demorou um tempo mas soube se reinventar. Será suficiente? A usabilidade ainda precisa de muitos ajustes, mas conhecemos o estilo Google de fazer produtos e sabemos que a aposta não é necessariamente em interfaces bonitas – quanto mais simples, melhor. Mas a guerra Facebook x Orkut já começou no Brasil, e o Google ganhou fôlego.

As mudanças no Orkut tornaram a rede mais ágil e dinâmica, e é bem possível que isso freie a migração massiva de usuários para o Facebook (ainda mais com a dificuldade que o Orkut impôs na migração dos contatos, que se mantém nesta versão). O Google parece ter acertado ao fazer a transição por convites, evitando a rejeição que é costumeira nas mudanças de interface de redes sociais e criando uma “aura” de exclusividade.

Um outro ponto importante é a fluidez com que se comenta as atualizações de status: um substituto potencial para as conversações que poderiam ocorrer no Twitter, mas que ficam muito fáceis de se levar no novo Orkut devido ao threading das conversas. Será que os usuários saberão migrar dos tradicionais scraps para essa nova funcionalidade, aproveitando melhor a mudança? Quem já é usuário do Wave vai perceber uma semelhança muito grande com esse novo recurso de conversas, o que pode indicar uma possível ligação futura entre as duas ferramentas… Por exemplo, importar Waves para dentro do Orkut, bots do Wave também atuando nos status updates do Orkut, e ser informado dentro do Wave sobre o que está acontecendo na rede social. Será? Porque cá entre nós, o GWT deixa tudo mais fácil agora.

A adoção da nova versão do Orkut vai ser lenta, dependendo também de uma adaptação dos usuários devido às mudanças na interface. A migração completa dos usuários para a nova versão está prevista para meados de 2010 e isso pode adiar um pouco a diversão daqueles que querem aproveitar ao máximo os novos recursos do Orkut.

Então, se você quiser testar o novo orkut antecipadamente, vai ter que sair pedindo convites por aí! E se você já estiver lá, compartilhe suas impressões nos nossos comentários…

Update: Googlers de plantão já avisaram que muitas das mudanças devem sair até o fim desse ano.

363 responses to “Quer Testar o Novo Orkut? Você vai Precisar de um Novo Convite!

  1. Muita gente fez como você… Mas cada vez mais gente entra na rede sem saber disso, e esse “recém-incluso digital” sempre começa pelo orkut. Além disso, apesar de eu não usar tão frequentemente, muitos dos meus amigos de antigamente estão por lá – e é como me contactam… Então acabo não removendo meu perfil.

  2. É aquilo que já postei no twitter… Não vi nem tenho interesse em ver, mas uma coisa é certa: pela primeira vez o Orkut se mostrou útil e eu estou adorando isso!

    Por quê? Simples: NÃO HÁ SUPORTE AO IE6! Isso é motivo mais que suficiente para pular de alegria! O Brasil está em festa! uaeohu

  3. Millor,
    a versão nova, como está hoje, é ainda inacabada. Mas é uma melhora muito grande.
    Na minha opinião, vale a pena sim fazer o test drive quando receber o convite.
    Mas quando uma massa maior de usuários tiver as novas opções de comentários threaded disponíveis, é que vamos saber se vai ficar um canal de conversa legal, ou se vira uma bagunça.

  4. Eu uso muito de vez em quando. Volta e meia alguém me convida pro Facebook mas até hoje não entrei. Eu não sou muito chegado em “walled garden” – acho a experiência da Internet aberta, dos blogs, twitter, chats, etc. muito melhor. Uma das coisas que me chamou a atenção no pouquíssimo que eu vi do novo Orkut foi justamente ele ter uma certa cara de aplicação Web… como se lá no fundo, um dia o Wave, o Docs e o Orkut fossem convergir. Quem sabe!

  5. Esperei para testar durante dois dias com outros amigos que também ja possuem o novo Orkut, antes de comentar.
    É muito interessante, facilita o dialogo.
    Eu gostei bastante e acho que eles acertaram.
    Alguns reclamaram de inicio, mas passaram apenas dois dias e já estão se divertindo com as novas funções.
    Esse é meu parecer.

  6. Queria muito um convite pq eu sempre testo essas novidades em questão de site de relacionamento por trabalhar com esse tipo de layout de websites e paginas legais!!!
    seria um upgrade muito grande nos meus conhecimentos e idéias novas para criação de novos websites!!!!

  7. eu quero muito o convite , eu quero ver como é esse novo orkut , por favor se alguem tiver como me manda o convite agradeço muito !!!

  8. eu quero muito o convite , eu quero ver como é o novo orkut , por favor se alguem tiver como me manda o convite agradeço bastant obrigado!!!

  9. Na boa, parem de postar comentários pedindo convites. Querem um motivo? Dou-lhes vários:

    1 – Para cada comentário postado eu recebo um email pois gosto de acompanhar comentários de posts que eu comentei.
    2 – Ninguém vai dar convite pra você que está pedindo aqui. Sabe por quê?
    2.1 – É ridículo alguém desesperado por um convitinho pra algo tão irrelevante.
    2.2 – Se você não tem amigos pra te dar convite, por que um ESTRANHO vai te dar convites em vez de dar pros amigos dele?
    3 – Já há um maldito post relacionado a convites pro novo layout do orkut! Vai postar lá, mula! http://webholic.com.br/2009/11/03/readwrite

  10. ===== VEJA AQUI COMO CONSEGUIR CONVITE DO NOVO ORKUT =====
    Com tanta gente tentando conseguir convite de forma errada, vou dizer aqui o segredo que o Orkut não quer que você saiba e por isso você não recebe convite!

    1 – para evitar fraudes na distribuição de convites o google está pegando o email de todo mundo que pede convite em posts de blog desse tipo e fazendo com que essas pessoas sejam as últimas a receber convites.
    2 – Além disso, ao informar seu email você pode ser invadido via email ou IP por hackers, crackers e phreackers.
    3 – para ganhar um convite você tem que mostrar REAL interesse. Como o Orkut é do Goole, pesquise no Google várias vezes ao dia: “quero um convite pro novo orkut” – isso fara com que o Google veja que você está REALMENTE interessado no orkut novo e lhe envie um convite mais rápido.
    4 – Se você já postou seu email do orkut nesse ou em outro tópico semelhante, há uma grande chance de você já estar na “lista negra” do Google.
    5 – Ignore a última linha, é só um código para o Google não perceber que eu revelei o segredo, senão eu posso ser demitido (presto serviços frequentemente ao google, por isso sei tanto).

    $!*[google]:not-visible-line: (inb4 liar/troll – if ya can undertandz dis line ya now imma trolling and pwning da lamoez. dont spoil it)

  11. E COOMO EU FAÕ PRA TER ESSE ORKUT ,
    JA QUE TENTEI DE VÁRIAS MANEIRAS E NENHUMA DA CERTO ?
    EU PRECISO DESSE CONVITE ? TODOS RECEBEM ESSE CONVITE ?
    PORQUE EU AINDA NÃO TENHO ? ME AJUDEEM

  12. Gostei em partes… é mais rapido… mas como o autor do texto cita, ainda esta inacabado, alguns links remetem a atinga versão… o que evidencia que foi “bem meia boca” para ser lançado… Essa história dos convites e golpe de marketing… Tudo que é mais dificil é mais gostoso… Mas eu ainda estou analisando, acho que perdeu um pouco da identidade! Belo texto… e gostei do comentário do Guilherme… Pessoal chato pedindo convite, fala sério!

  13. Olá.
    Eu recebi o convite faz uma semana, e até agora não veio os convites pra mandar para os amigos, por que será, todo mundo que vejo recebe logo os convites só eu que não, alguém pode me esclarecer???????

  14. não sei pq ficam tudo desesperado pra entrar nessa porcaria de novo orkut… como se fosse mudar a vida de alguem. do jeito que ta já serve… não sei o q mais querem… ursinhos brilhando e saltitando na tela pra ficar bonitinho? kkkkkkkkkkkkk e depois… daqui um tempo o orkut vai soltar a atualização pra todo mundo mesmo… povo doente… parece q vive pra ficar no orkut… tsc tsc

  15. Novo orkut…tenho convites para doação somente para quem me add no twitter @edison030567 e subir os meus followers…Os que mais indicarem, receberam diretamente de mim.

  16. acho que deveriam mudar o orku sem precisar de convite, seria mais simples colocar um link na pagina inicial do orkut e quem quize
    sse clicasse ou como se fosse um aplicativo ou coisa assim.

  17. Galera tbm quero o novo orkut, como devo proceder para tê-lo e muda muita coisa inclsive a lista de amigos e outras coisas ou não??????????

  18. Ta legal foi uma mudança conservadora, tudo está no mesmo lugar tirando o menu q tinha no lado esquerdo , mas esse topo onde aparece o título do perfil ta muito estranho deveria ter um espaço ou uma borda bem definida pra separar da parte inferior, ta parecendo um banner mal encaixado. Acho legal que hj em dia as páginas organizem as informações da mesma forma que os blogs são organizados, acho estéticamente correto e tem uma boa usabilidade pelo costume que as pessoas têm de acessar blogs, todo mundo entende fácil que é o caso desta própria página desse post

  19. pó meu faz um tempão que quero o novo orkut, todos meus amigos ja tem eu estou totalmente desatualizado, pó cara me de uma luz, meus cabelos ja estão ficando branco, me ajude!
    meu orkut se alguem quiser me add estou disponiver – onofre.eletrecista2009@gmail.com – até a proxima,abraços!

  20. Ta legal foi uma mudança conservadora, tudo está no mesmo lugar tirando o menu q tinha no lado esquerdo , mas esse topo onde aparece o título do perfil ta muito estranho deveria ter um espaço ou uma borda bem definida pra separar da parte inferior, ta parecendo um banner mal encaixado. Acho legal que hj em dia as páginas organizem as informações da mesma forma que os blogs são organizados, acho estéticamente correto e tem uma boa usabilidade pelo costume que as pessoas têm de acessar blogs, todo mundo entende fácil que é o caso desta própria página desse post

  21. pó meu faz um tempão que quero o novo orkut, todos meus amigos ja tem eu estou totalmente desatualizado, pó cara me de uma luz, meus cabelos ja estão ficando branco, me ajude!
    meu orkut se alguem quiser me add estou disponiver – onofre.eletrecista2009@gmail.com – até a proxima,abraços!

  22. meu marido recebeu o convite para testar o novo orkut ha 15 dias e no mesmo dia chegou a mensagem dizendo quem o tinha convidado e por sinal os convites dele ainda nao chegaram heheheh hahahhahahahhah estamos esperando ai hoje abri o orkut de minha filha e la estava o convite para testar o novo orkut mas o que nao entendi por que nao chegou a mensagem dizendo quem a convidou estranho alquem que saiba pode me responder ha por sinal minha filha é uma criança>

  23. meu marido recebeu o convite para testar o novo orkut ha 15 dias e no mesmo dia chegou a mensagem dizendo quem o tinha convidado e por sinal os convites dele ainda nao chegaram heheheh hahahhahahahhah estamos esperando ai hoje abri o orkut de minha filha e la estava o convite para testar o novo orkut mas o que nao entendi por que nao chegou a mensagem dizendo quem a convidou estranho alquem que saiba pode me responder ha por sinal minha filha é uma criança>

  24. quero muito ter o novo orkut gostei muito guando minha amiga começou a usar o novo orkut.
    queria muito poder tambem e espero q eu receba um convite tambem dou muita força para o pessoal do orkut pois sou viciada.

  25. quero muito ter o novo orkut gostei muito guando minha amiga começou a usar o novo orkut.
    queria muito poder tambem e espero q eu receba um convite tambem dou muita força para o pessoal do orkut pois sou viciada.

  26. cara eu nessecitoo de um novo orkutt por favoorr nao to pedindo to emplorandoo manda o comvite para minnn!!!!!!! gfente eu quero testar e muito showw meus irmaos tem e eu ano temm!!!! que decpçaoo!!!
    bjjjooss……………………….

  27. cara eu nessecitoo de um novo orkutt por favoorr nao to pedindo to emplorandoo manda o comvite para minnn!!!!!!! gfente eu quero testar e muito showw meus irmaos tem e eu ano temm!!!! que decpçaoo!!!
    bjjjooss……………………….

  28. oi eu doi monikinha e godto de coisas muito ecleticas como novos orkut e muito meis kem kizer me conhecer entre no meu orkut

  29. oi eu doi monikinha e godto de coisas muito ecleticas como novos orkut e muito meis kem kizer me conhecer entre no meu orkut

  30. QUERO O ORKUT NOVO NO MEU CELULAR PQ ELE SO TEM A VERSAO ANTIGA SO NO MEU MICRO QUE TEM A VERSAO NOVA SE PODER MANDAR UM CONVITE OU INFORMAR COMO FAÇO EU AGRADEÇO DESDE JA MUITO OBRIGADO(A). 96305524

  31. eu estou morrendo de raiva pq eu nao consigo asessar o teste de novo orkut pq antes eu asessava mais agora eu nao consigo asessar maais quando eu tento asessar fala para eu tentar mais tarde ai eu tento mais tarde e mesmo assim nao entra no teste de novo orkut me ajuda por favor..

  32. Pra que Orkut E Google Plus? Por que a Google quer ter duas redes sociais uma que só tem analfabeto e a outra que não funciona?
    Maldita inclusão digital!

  33. Estava no novo ( meu preferido, e o que quero de volta…) e sem querer fui pro velho, quero de voltaaaaaaaaaa mande um desses convite ai por favorrrrrrrrrrrrrrr…!!!!!

  34. Descobrir o Face book a 3 anos atrás, lendo noticias comparando outras redes sociais, convidei todos meus amigos do MSN para participar do facebook a partir daí muita gente descobriu também e o face deslanchou mais ainda ,tenho o ORKUT que hoje está melhor que antes porque tem menos pra colocar bobagens porisso quero um convite. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *