Realidade Aumentada Prova Seu Valor. Na Guerra!

Ao explicar o conceito de realidade aumentada para alguém que nunca tenha ouvido falar dele, muitos tendem a utilizar exemplos da vida real e da cultura pop para facilitar na compreensão. Além dos exemplos da visão do Exterminador do Futuro, também existem vários exemplos do serviço militar (o capacete do piloto de caça, por exemplo). Na verdade, o serviço militar tem desempenhado um papel significativo desde os primórdios do desenvolvimento da RA, e agora temos mais um grande case de aplicação da tecnologia.

Uma empresa de Chicago chamada Tanagram Partners está desenvolvendo uma tecnologia de realidade aumentada militar que – se desenvolvida a altura e com todo o potencial de seus protótipos – mudaria completamente o combate militar. O CEO da Tanagram Joseph Juhnke apresentou a tecnologia recentemente no evento de Realidade Aumentada em Santa Clara e empolgou a platéia com sua apresentação.

As ilustrações da apresentação de Joseph contam como a tecnologia da empresa poderia dar vantagem às tropas americanas em situações hostis. Primeiramente, a empresa está desenvolvendo um sistema leve de sensores e displays que coletam e fornecem dados de cada soldado e para todos os soldados do campo de batalha. Este recurso inclui um computador, uma câmera de 360 graus, sensores infravermelho e ultravioleta, câmeras estereoscópicas e óculos de display translúcido OLED.

Com esta tecnologia os soldados poderiam se comunicar com um enorme servidor base que coleta e processa informações 3D para o usuário dos óculos em tempo real. Com a tecnologia de “colorir” da empresa, vários objetos e pessoas serão destacados com uma cor específica para advertir os soldados de coisas como forças amigas, lugares potenciais de perigo, locais de ataques aéreos iminentes, pontos de encontro e muito mais.

Na imagem acima, um soldado no telhado “marca” de vermelho uma área perto de seus companheiros como um local de perigo. A capacidade de evidenciar virtualmente a localização de forças hostis para seus companheiros é uma tecnologia valiosa para tropas que combatem em ambientes urbanos desconhecidos. Os soldados locais têm uma vantagem de lutar em seu território, aonde conhecem bem. A empresa pretende nivelar o campo de batalha ajudando as tropas a compreenderem melhor os seus arredores.

Toda essa tecnologia também pode ser monitorada a partir de uma base central por líderes militares. Eles podem se reunir com um mapa virtual do campo de batalha com dados de localização em tempo real para suas tropas. Além disso tudo, o sistema tem uma memória para as informações implementadas nele, o que significa que novos soldados que vão para uma área em que já foi utilizado o sistema, terão o benefício de saber onde foram os pontos de perigo anteriores.

Por mais futurista que pareça, a Tanagram está realmente no processo de construção desta tecnologia. A empresa é financiada por uma concessão da DARPA (agência de pesquisa de defesa militar americana), e planeja ter uma prova de conceito pronta rodando no iPhone no primeiro trimestre do ano que vem. A empresa também espera ter o servidor e cliente do sistema operacional até o segundo trimestre de 2011, e também um cliente de um head-mounted display (HMD), uma espécie de visor montado no capacete, até o final do ano.

0 responses to “Realidade Aumentada Prova Seu Valor. Na Guerra!

  1. Isso mesmo, vamos continuar financiando a guerra. COMO? Valorizando e apoiando as ferramentas do novo fascismo. Essa tecnologia não tem nada de inovador, nada que ajude o ser humano, quanto espécie, apenas como uma máquina.

  2. Isso mesmo, vamos continuar financiando a guerra. COMO? Valorizando e apoiando as ferramentas do novo fascismo. Essa tecnologia não tem nada de inovador, nada que ajude o ser humano, quanto espécie, apenas como uma máquina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *