Rede Globo Pretende Cobrar Mais Caro dos Anunciantes que Divulgarem Canais de Redes Sociais nos Comerciais
Recentemente a Rede Globo encaminhou, através de suas afiliadas, um comunicado para o mercado publicitário que pegou o pessoal (e a gente) de surpresa. Segundo a emissora, os comerciais não podem mais mencionar suas redes sociais, e caso isso seja feito, um valor a mais será cobrado pela multiplicidade.
O blog Eutedisse deu o exemplo de um comercial do Santander, que “se em seu anúncio for colocado a marca ou o endereço twitter.com/santander ou facebook/Santander, isso será cobrado como multiplicidade. O uso do endereço do Twitter é o que sofre menos impacto, pois poderá ser usado @santander sem custo adicional.”
A Globo foi mais longe do que esperávamos. As mídias sociais eram utilizadas como um gancho para as mídias tradicionais, mas o jogo está mudando. Os principais eventos como jogos, lutas e shows são discutidos por dias nas redes, principalmente depois de terem acontecido. Esta restrição é perigosa para a emissora, já que o futuro da TV pode depender do relacionamento entre as mídias tradicionais e sociais. A emissora deveria é incentivar esse tipo de divulgação, mas pelo visto a empresa prefere apenas aumentar sua receita a curto prazo.
Será que isso vai prejudicar a emissora? Os anunciantes vão deixar de divulgar na Globo ou será que as outras emissoras irão seguir a gigante brasileira?
Há um disputa tão grande entre as emissoras que se a Globo quer cobrar, as outras não farão! Acredito que a Record irá por outro caminho!
Ta certo, nada mais justo, as redes sociais além de um canal forte de distribuição de conteúdo e comunicação, está se tornando um grande concorrente das empresas que veiculam conteúdo publicitário no Brasil, seja ele impresso ou digital! Eu cobraria, alias estão divulgando a concorrência de graça…
Discordo do Gizar.
Não vejo as redes sociais como concorrentes das emissoras, e sim mais um veículo de integração, assim como acontece há mais tempo com os blogs. A própria Globo utiliza o Twitter em alguns programas, em especial os esportivos.
Ir na contramão da tendência parece ser meio arriscado, mas só resta esperar pra ver…
Abraços.
Visto que a Sra. Microsoft já uma das maiores acionistas da Rede Globo, talvez tenha partido dela esta iniciativa, pois até o momento mesmo após a inclusão do Yahoo ao Grupo Microsoft a dona do windows ainda não emplacou nada de rede sociais no mercado, talvez venha outra coisa pro trás desta atitude, lembrem-se esconder um jogo pode revelar outro mas para a frente, como é o caso da Gigante Google que não consegue emplacar o ORKUT no mundo, pegou no brasil, mas esta febre já passou, ou melhor a dor de cabeça deles esta piorando com a valorização do Twitter e Facebook crescendo.
É um absurdo isso. A globo se mostra cada vez mais um canal quadrado e sem visão de futuro! Se a TV quer sobreviver, ela tem que ser social! As marcas tem que ser sociais, não tem como impedir ou monetizar esse tipo de divulgação.