Android Avança. Crescimento de Quase 900% em 3 Meses

A empresa de pesquisas Canalys reportou recentemente um grande aumento na venda de smartphones Android em todo o mundo. Graças aos produtos Android da HTC, Motorola, Samsung, Sony Ericssion, LG e outros, os smartphones que rodam o sistema operacional Android cresceram 886% no mundo inteiro no segundo trimestre de 2010.

No EUA, o maior mercado de smartphones do mundo, os dispositivos Android representam juntos 34% do mercado no mesmo período. Com um crescimento de 851%, o Android se tornou a maior plataforma no país norte-americano.

Segundo o VP e analista chefe da Canalys, Chris Jones, os dados mais recentes “revelam claramente a impressionante dinâmica que o Android está ganhando nos mercados de todo o mundo.” Ele ressalta que as operadoras estão promovendo fortemente os dispositivos Android, por exemplo, com a Verizon Wireless e sua linha de Droids. “Esses produtos têm sido recebidos positivamente no mercado, com os consumidores ansiosos para fazer o download e se engajar com os aplicativos e serviços móveis, como a navegação da internet, redes sociais, jogos e navegação,” diz ele.

No geral, o mercado norte-americano de smartphones cresceu 41% em relação ao ano passado. É o maior mercado de smartphones do mundo, com 14,7 milhões de unidades representando 23% dos envios por navio do mundo todo no segundo trimestre de 2010.

O Auxílio da Ásia-Pacífico no Crescimento do Android

O EUA não é a única região que afeta o crescimento maciço do Android. A região da Ásia-Pacífico viu os dispositivos Android ganhar força, principalmente nos mercados da China e da Coréia do Sul. A Motorola e a Samsung também estão progredindo na China, assim como as fabricantes locais Dopod, Lenovo e a Huawei.

O Android deteve uma parcela de mercado de 7% na China durante o trimestre graças ao envio por navio de quase 475.000 unidades, isso é ótimo, já que um ano atrás ele não tinha praticamente nenhuma presença. No entanto, a Nokia Symbian ainda é a plataforma dominante lá.

A Nokia ainda é Top, A RIM e a Apple Crescem Também

A Nokia manteve sua liderança na sua participação no mercado mundial no segundo trimestre, com uma parcela de 38% ela chegou a enviar um recorde de 23,8 milhões de unidades, um crescimento de 41% ano sobre ano. Seu foco atual está em trazer smartphones mais acessíveis ao mercado, uma estratégia que parece estar funcionando em termos de vendas unitárias.

O Blackberry da RIM também está por cima, cresceu 41%. É agora o fornecedor em segundo lugar com uma parcela de 18% e é o fornecedor dominante na América do Norte e na América Latina.

Os problemas “antennagate” parecem não ter afetado o envio de iPhones, segundo relata a Canalys. A Apple agora detém uma parcela de mercado de 13% em todo o mundo, com um crescimento de 61% no segundo trimestre.

No entanto, nenhum fornecedor mostra um crescimento tão impressionante como o Android, com seu aumento de 886%.

O Mercado de Smartphones Aumenta – Uma Tendência que Vai Continuar

O analista sênior da Canalys, Pete Cunningham, disse que o crescimento do mercado de smartphones reflete “a crescente importância dos smartphones nos portfólios dos fornecedores de dispositivos e das operadoras.” Junto com o interesse de “um número crescente de consumidores”, ele prevê que até 2013 os smartphones vão crescer mais e representar 27% da remessa mundial, com a proporção de que em alguns mercados desenvolvidos na Europa Ocidental superará 60% e 48% na América do Norte.

Note que o relatório da Canalys calcula a parcela de mercado baseado nas remessas, e não em ativações, parcela de mercado na web móvel, aplicativos vendidos, ou outros fatores. Como vimos no passado, embora a Nokia seja a líder mundial em termos de vendas únicas, a sua loja de aplicativos (Ovi) em termos de receita não chega nem perto nem da Apple Store ou do Android Market da Google.

0 responses to “Android Avança. Crescimento de Quase 900% em 3 Meses

  1. Se antes não se vendia nenhuma unidade de Android e agora se vende 8 unidades, então se têm um crescimento de 800% nas vendas. Seria melhor que isso foi explicitado também em números.

  2. @Marco o crescimento exponencial se deve ao fato da plataforma ser nova, e reflete os últimos lançamentos do final de 2009 pra cá, com celulares mais poderosos do que o iPhone – pelo menos até agora.

    @Eduardo Dx o potencial é enorme, comprei um Nexus One recentemente e não tenho do que reclamar. Existem vários aplicativos de alta qualidade, tão bons quanto os da AppStore. O que falta ainda é o Android Market vender também para o Brasil.

    Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *