Rodando Linux em… Javascript?!

Fabrice Bellard construiu um emulador de PC x86 usando o JavaScript. Ele inclusive foi longe o bastante para instalar o Linux kernel 2.6.20 nele. “O código é escrito em JavaScript, utilizando o recurso Typed Arrays, que está disponível nos navegadores recentes,” escreveu Fabrice. Ele funciona no Firefox e no Chrome 11, mas não roda no Chrome 12.

Quanto a instância do Linux, Fabrice escreveu: “A imagem do disco é apenas uma imagem de disco RAM carregada na inicialização. Ele contém um sistema de arquivos gerados com o Buildroot e contendo BusyBox. Eu adicionei o meu compilador C TinyCC e meu clone inacabado de emacs, QEmacs.” Você pode ver o Linux rodando JavaScript aqui.

Fabrice fez isso por diversão, mas ele acha que isso pode ser útil para muitas coisas. O que vocês acharam? Será que isso é realmente útil ou apenas divertido?

0 responses to “Rodando Linux em… Javascript?!

  1. Faltou dizer quem é Fabrice Bellard. É o cara por trás do QEMU, e é um dos pioneiros da virtualização open source. Não é qualquer um, definitivamente…

  2. Gosto de ver essas notícias mas eu fiquei impressionado foi com o nano computador inventado pelo inglês. Se é fato eu não sei más é impressionante… Ah, isso é!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *