Rumor: Groupon Pretender se Aliar ao Foursquare

O Groupon não perde tempo e continua tentando monopolizar os negócios locais. Menos de uma semana após anunciar sua parceria com o serviço de localização Loopt, o gigante da localização disse que está em negociações com o Foursquare para direcionar ofertas locais aos usuários que fizerem check-ins.

O site All Things D anunciou a negociação citando fontes ligadas ao assunto. Esta suposta parceria vai cair bem no modus operandi do Groupon – a empresa é conhecida por ser rápida e extremamente agressiva para permanecer à frente dos concorrentes. Com todos os clones e concorrentes do Groupon se estabelecendo no mercado de ofertas diárias, a empresa tem que se manter um passo à frente.

Marshall Kirkpatrick, do ReadWriteWeb internacional, escreveu sobre a parceria do Groupon e do Loopt e alguns pontos de seu raciocínio encaixam bem com o suposto negócio com o Foursquare. O Groupon precisa diversificar seus canais de distribuição. Listas de email e otimização de busca são sua distribuição primária e a implantação do Groupon Now ajuda a empresa a alcançar o mercado móvel e de localização. O Groupon Now atinge os usuários móveis, individualmente, ao contrário da compra coletiva de cupons, além de oferecer ofertas próximas deles.

O Foursquare será outra oportunidade para o Groupon entrar no mercado de ofertas baseadas na localização, além de acrescentar um elemento importante que o Groupon não possui – a camada social.

A participação social do Groupon depende da divulgação de seus usuários em plataformas como o Facebook ou o Twitter. Com o Foursquare, o Groupon pode criar uma ligação com o jogo dos check-ins – um amigo faz o check-in num estabelecimento com uma oferta e o Foursquare avisa aos amigos que estão próximos sobre a pechincha. Isto pode ampliar o alcance do Groupon, além da urgência das ofertas, aumentando as vendas do comerciante, beneficiando também o Groupon e o Foursquare.

Se o Groupon realmente quer entrar no mercado social, de localização e móvel, existem outros negócios que podem ser de interesse para a empresa. Por exemplo, o Groupon poderia ajudar a fornecer contexto de uma localização comprando algum aplicativo de descoberta de locais como o It Happened Here, que aponta localizações histórias interessantes para os usuários móveis. Digamos que um usuário esteja em Washington D.C. e quer saber o que está ao seu redor. O Groupon Now mostra lugares onde existem ofertas onde eles podem comer ou fazer compras, e a integração com o It Happened Here pode fornecer o contexto, como as escadas de Georgetown que o padre do filme “O Exorcista” despenca no final do filme. Fornecer informações históricas das localizações seria um incentivo para os usuários acessarem com mais freqüência o aplicativo Groupon Now para conhecer o que está ao seu redor e, posteriormente, dar mais visibilidade às ofertas.

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