RWW Dicas: 5 Melhores Livros sobre Empreendedorismo de 2010

Teoricamente você terá algum tempo nos próximos dias para talvez ler algo interessante. Pelo menos é o que esperamos das pequenas férias, ou pelo menos pelo feriado. Se você está procurando alguns livros sobre empreendedorismo para ler, ou até para dar de presente, aqui estão alguns livros recomendados do ano de 2010. Muitos livros bacanas sobre negócios foram publicados neste ano, mas aqui estão alguns dos destaques, livros sobre startups que escolhemos especificamente por serem ótimas histórias:

Do More Faster: TechStars Lessons to Accelerate Your Startup

Do More Faster: TechStars Lessons to Accelerate Your Startup é o livro mais recente dos co-fundadores do TechStars David Cohen e Brad Feld. O livro tem como objetivo compartilhar algumas das percepções daqueles que participaram do programa da aceleradora TechStars, e muitos dos capítulos foram contribuições de mentores e empreendedores do TechStars. O livro, segundo seus autores, é como a TechStarts: “conduzido pela comunidade e orientado pelos mentores.”

Você pode ler um trecho de um capítulo aqui.

Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion & Purpose

No livro Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion & Purpose, o CEO da Zappos Tony Hsieh narra sua vida como empreendedor, mesmo antes de quando havia fundado e vendido a LinkExchange para a Microsoft. No livro, Tony escreve sobre as lições que aprendeu e das filosofias que desenvolveu na construção da cultura única da Zappos.

Você pode ler mais sobre o livro aqui.

Rework

O Rework foi escrito pelos fundadores da 37 signals Jason Fried e David Heinemeier Hansson, e é baseado nas lições que eles aprenderam gerenciando a empresa. O livro enfatiza suas abordagens minimalistas para os negócios – software simples em vez de avançado. Rework é uma leitura rápida mas bastante agradável.

Você pode ler mais sobre o livro aqui.

The Facebook Effect: The Inside Story of the Company That Is Connecting the World

Embora o relato romanceado da vida de Mark Zuckerberg no The Social Network tenha chamado mais a atenção, o livro The Facebook Effect de David Kirkpatrick não deve ser deixado de lado. A fundação do Facebook claramente é uma ótima história. Fitzpatrick teve cooperação de muitos personagens principais, incluindo o próprio Mark Zuckerberg. Não é igual o roteiro de Aaron Sorkin, é uma avaliação amigável e detalhada da história do Facebook, dos dormitórios de Harvard até a empresa de 500 milhões de usuários.

Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation

O livro Where Good Ideas Come From de Steven Johnson avalia todos os tipos de ecossistemas – em termos de natureza e cultura – pode ser o mais propício à criatividade. O livro analisa alguns “palpites” que deram certo, descobertas acidentais e contém várias histórias de inovadores científicos, tecnológicos e culturais, desde Darwin até Brian Eno.

E você, qual foi sua melhor leitura em 2010? O que pretende ler em 2011? Queremos saber!

0 responses to “RWW Dicas: 5 Melhores Livros sobre Empreendedorismo de 2010

  1. Alguns dos livros mais populares sobre negócios do ano (segundo esse post do Seth Godin) – Dessa lista estou atualmente lendo Rework (excelente até agora) e Vai Fundo! (Cursh It) que é uma leitura bastante rasa e não recomendo.

    1. Making Ideas Happen: Overcoming the Obstacles Between Vision and Reality by Scott Belsky
    2. Rework by Jason Fried, David Heinemeier Hansson
    3. Escape from Cubicle Nation by Guy Kawasaki, Pamela Slim
    4. Switch: How to Change Things When Change Is Hard by Chip Heath, Dan Heath
    5. The Little Big Things: 163 Ways to Pursue EXCELLENCE by Thomas J. Peters
    6. Fascinate: Your 7 Triggers to Persuasion and Captivation by Sally Hogshead
    7. Crush It!: Why NOW Is the Time to Cash In on Your Passion by Gary Vaynerchuk
    8. Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose by Tony Hsieh
    9. Rocket Surgery Made Easy: The Do-It-Yourself Guide to Finding and Fixing Usability Problems by Steve Krug

    Fonte:
    http://www.squidoo.com/great-stuff-for-your-new-kindle

  2. Boas dicas de livros, eu li Do More Faster (que indico a quem quer montar uma Startup), Rework (também é muito bom aos iniciantes de negócio), Making Ideas Happen (que resumi no artigo Fazendo as Idéias Acontecerem em meu blog), Trust Agents (que resumi no artigo Agentes de Confiança), Personal MBA, The Art of non Conformity, e outros, pois os livros são meus grandes mentores.

    Postei um artigo com o título: O Empreeendedor, o Administrador e o Técnico que fala do equilíbrio necessários entres estes papéis desempenhados pelos donos de novos negócios (pequenas empresas) o qual compatilho aqui: http://wp.me/pMSqs-1V no final do artigo tem links para dois vídeos do evento Campus Party, Mapas Mentais, e dicas de livros.

    Att.

    Nei Grando (@neigrando)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *