A Microsoft anunciou recentemente através de seu blog Windows Phone Developer Blog sua nova ferramenta que facilita a vida dos desenvolvedores que desejam migrar seus aplicativos do iPhone para a plataforma Windows Phone 7. A Microsoft avisa que “não existe varinha mágica que fará todo o trabalho por você,” mas a nova ferramenta de mapeamento do iOS do iPhone para a API do Windows Phone 7 diminuirá a dificuldade do processo.

A ferramenta de mapeamento de API está disponível para download, juntamente com um documento chamado “Windows Phone 7 Guide for iPhone Applications Developers.” O site também possui vídeos com “histórias de desenvolvedores” e uma compilação de outros recursos que os desenvolvedores precisam para começar a migrar seus aplicativos.

Segundo a Microsoft, a ferramenta funciona como um dicionário, permitindo que os desenvolvedores procurem classes, métodos e eventos de notificação no WP7 equivalentes à API da plataforma iOS. Os desenvolvedores podem pesquisar pelos aplicativos na API do iOS e encontrar componentes equivalentes no WP7, juntamente com as amostras de código C# e documentações de API para ambas as plataformas, explicou JC Cimetiere da Microsoft em um post.

Essas amostras de código permitem que os desenvolvedores migrem “short blobs” do código iOS para o código equivalente em C#.

Para começar, existem três categorias populares de APIs do iOs que podem ser mapeadas com a ferramenta: Network/Internet, User Interface e Data Management. Mas não é possível mapear todas as APIs, existem diferenças na arquitetura e interface de usuário das plataformas. No entanto, a Microsoft promete que mais APIs serão mapeadas em breve.

A Microsoft também anunciou que ferramentas similares para o Android estão a caminho.