Salary$hare: Do Hacker News ao TechCrunch em Apenas 2 Dias!

Mais um brasileiro foi capaz de fazer notícia no portal internacional de tecnologia TechCrunch. Preparando você para a competição empregatícia ou para suprir sua curiosidade, o Salary$hare permite que você descubra o salário dos seus amigos ou companheiros de trabalho.

O serviço permite que você crie uma enquete que terá um endereço que não pode ser buscado, o acesso é permitido apenas para quem tiver o link, e então as pessoas podem responder de maneira anônima a enquete criada. Depois que o número mínimo de participantes for atingido (4), você terá acesso a todos os salários digitados anonimamente, por ordem de valor.

A ideia é ajudar aos desenvolvedores que ralam por pouco para compararem melhor com companheiros de empresa ou de profissão. Mas sem saber quem é super valorizado ou sub.

Mas o que impressiona foi como o Salary$hare foi criado.

Terça, a Ideia – Quarta, o Lançamento – Quinta, TechCrunch

Raphael Lullis, o fundador do Salary$hare, conversou com o ReadWriteWeb Brasil e nos disse que criou o site depois de ver um post no Hacker News. “Eu costumo acompanhar sempre as discussões por lá, e na terça (12/04) à noite um dos links mais discutidos era sobre o ‘Programmer Salary taboo‘. Um artigo comentando o quanto é difícil descobrir o quanto alguém ganha.” Na discussão do Hacker News mencionaram algumas maneiras de que poderia ser feito para ter uma idéia do salário, sem fazer com que todo mundo ficasse constrangido. Logo depois responderam em tom de brincadeira “parece que é uma boa hora pra registrar salaryshare.com”. Mas o domínio já estava na mão de um squatter. Raphael mesmo assim varou a madrugada fazendo o site, que acabou sendo o salaryshare.me, que na quarta de manhã já estava no ar.

Quarta de manhã Raphael postou no Hacker News, e recebeu um feedback bacana sobre o site. Em seguida entrou em contato com Miguel Galves, que também gostou da idéia e já se envolveu no projeto. A thread ficou no primeiro lugar o dia todo. O que chamou a atenção do pessoal do TechCrunch, que então postou sobre o site na quinta-feira (14/04). Mas não parou por aí, o site também saiu na ABC News no dia seguinte (sexta 15/04).

O Fenômeno

Isso mesmo, Raphael criou o Salary$hare de terça para quarta, quarta de manhã ele estava no ar, na quinta saiu no TechCrunch e na sexta foi para a ABC News. No primeiro dia foram mais de 20 mil usuários únicos e foram criadas mais de 8.000 enquetes de salários, várias delas bastante amplas, e divulgadas no Twitter. Miguel disse que  buzz foi maior no Hacker News e no Twitter do que no TechCrunch. O tráfego acabou chegando no job4dev, também criado por Raphael e Miguel, que publica oportunidades de trabalho para desenvolvedores.

“Essa popularidade faz com que seja algo que tenha vida própria, mas a idéia começou como algo para alimentar o job4dev.” disse Raphael. “Agora eu e o Miguel estamos em discussões sobre o que fazer no futuro. Mas de uma maneira ou de outra, a ‘missão’ sempre foi a de ter um site/serviço onde os computeiros possam ter o máximo de informaçào sobre o mercado. E salário, de um jeito ou de outro, passa por isso.”

O último brasileiro a chegar ao TechCrunch foi o DeskMetrics, e agora foi a vez do Salary$hare. Esperamos que muitos outros chamem a atenção dos portais e emissoras internacionais.

0 responses to “Salary$hare: Do Hacker News ao TechCrunch em Apenas 2 Dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *