Se o Seu Firefox Está Lento, a Culpa é das suas Extensões, diz Mozilla

Já vimos muitas pessoas reclamando da velocidade do Firefox, principalmente quando iniciando o navegador. E depois de testar a velocidade e desempenho da versão mais recente do navegador, a Mozilla quer deixar claro para os usuários: se o Firefox está lento, é provavelmente por causa dos seus add-ons.

Naturalmente, a grande variedade de add-ons e a capacidade de personalizar o seu navegador ao seu gosto é uma das coisas que tem feito do Firefox uma opção bastante atraente. Mas em um post no blog oficial, a Mozilla revela algumas estatísticas dos testes de desempenho. Constatou-se que pra cada add-on que você instala, o seu Firefox vai demorar 10% a mais de tempo para iniciar.

De acordo com seus testes automatizados de desempenho, a Mozilla descobriu que alguns dos add-ons mais populares são os piores culpados. O Firebug, por exemplo, está em 2º do ranking dos add-ons que atrasam o navegador com uma redução da velocidade de lançamento de 74%. O Adblock Plus reduz 21% na velocidade, e o StumbleUpon 19%.

A equipe do Firefox diz que vai começar a classificar os add-ons que prejudicam o desempenho, exibindo avisos sobre aqueles que atrasam mais de 25% na velocidade de iniciação. Na próxima versão do Firefox esses avisos também serão exibidos no Add-ons Manager. A equipe também falou que na nova versão, os add-ons terceiros não serão instalados a não ser que o usuário permita explicitamente a instalação no Firefox. Isso provavelmente vai diminuir as indesejadas barras de ferramentas e os montes de add-ons que as pessoas instalam sem avisos.

A equipe do navegador diz que também está ajudando os desenvolvedores, para se certificarem de que seus códigos sejam otimizados e que estão construindo os add-ons com as melhores maneiras possíveis.

Para os usuários a melhor coisa a fazer é uma limpeza dos add-ons que não estão usando.

 

0 responses to “Se o Seu Firefox Está Lento, a Culpa é das suas Extensões, diz Mozilla

  1. Besteira. Isso é a Mozilla querendo escapar da responsabilidade. A verdade é que o Firefox é um browser lento e ultrapassado.

    No Chrome, tenho quase DEZ VEZES mais extensões e ele não trava 1/10 do que trava o Firefox. O scroll das páginas é suave, as abas fecham e abrem imediatamente, inicializa mais rápido, consigo abrir mais que o dobro de abas antes de começar a ficar lento… Enfim: o Chrome funciona e supera o Firefox em praticamente tudo que faz diferença para usuários comuns e avançados.

    Tentei usar o Firefox 4 desde que foi lançado, deixando o Chrome de lado, mas não deu. Cansei da lentidão absurda há um ou dois dias.

  2. Vale ressaltar que apesar do Chrome ser inigualável na experiência de navegação, a partir do momento em que você usa add-ons ele fica tão igual ou pior que o Firefox. Chrome separa os add-ons em várias instâncias no task-manager. Ou seja, enquanto eu tenho 10 add-ons no Firefox gastando no máximo 250MB, o mesmo chega a quase 700 MB no Chrome. Logo, posso acreditar na Mozilla em que a real causa seja os add-ons.

  3. Não exatamente, Renato. O Firefox roda tão travado com 2 extensões (logo que instalei ele) quanto com 9 extensões (o que tenho agora). Já o Chrome está rodando muitíssimo bem com as 19 extensões que tenho (sem contar as inativas).

    Sobre consumo de RAM: o Firefox é campeão de comer RAM aqui. Seguido ocupava 900+MB. Só não come mais pois tenho apenas 4GB. Talvez o Chrome consuma mais que isso, mas isso não me preocupa já que, diferente do Firefox, o Chrome roda bem e eu nem sinto falta dessa memória toda.

    Também vale ressaltar que estou falando de uso DE VERDADE dos navegadores. Meu caso de uso padrão em uma tarde leve de trabalho inclui 2 janelas de navegador abertas com uma média de 20 a 30 abas em cada janela, as 19 extensões já citadas, IDE, VMs e, eventualmente, editor de imagem.

    Só acredito que o Firefox mudou o dia que a Mozilla bater na minha porta e dizer, mostrando provas: “Agora no Firefox over9000 você pode ter 3 janelas com 50 abas em cada, rodando sites pesados e 30 extensões carregadas e ainda assim conseguir mover o mouse!” hehehe

    E você lembrou algo importante também, Renato: a usabilidade do Chrome também é muito superior. Foi um choque quando tentei voltar pro Firefox e senti falta de pequenos detalhes de UX que, no fim do dia, te deixam muito menos stressado.

  4. ola sempre tentava usar o mozila mas ele sempre apresentava defeito agora voltei a usar mas ele demora a abrir sera que tenho que desestalar e depois baixalo de volta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *