Vale a pena investir no Google AdWords? Bom, para a Google, claro que sim. A gigante da busca afirmou que deixar de lado os anúncios pagos pode sair caro para as empresas. Mas e se a sua empresa já ocupa os primeiros lugares de busca, será que é necessário investir em uma estratégia de anúncios pagos, ou isso será perda de tempo e dinheiro?

Em 2011, a Google divulgou a pesquisa Search Ads Pause, que mostrou que 89% das visitas de anúncios pagos dos sites anunciantes não eram substituídas pela busca orgânica quando os anúncios eram pausados. De acordo com o blog de pesquisa da empresa, o Google Research Blog, duas questões surgiram desta pesquisa: 1: Com qual frequência a impressão do anuncio coincide com o resultado orgânico associado? 2: Como varia a eficiência dos cliques de anúncio com o rank de resultados orgânicos do anunciante?

As pesquisas da empresa concluíram que 81% das impressões de anúncios, e 66% dos cliques de anúncios ocorreram na ausência de resultados orgânicos associados na primeira página de resultados de buscas. Outro ponto interessante descoberto com a pesquisa é que, mesmo se a empresa já está no topo dos resultados da busca orgânica, ela pode aumentar em média 50% dos cliques com uma campanha de anúncios pagos. E esta média aumenta com as empresas que não estão rankeando tão bem na busca orgânica, chegando a quase dobrar (96%) quando o anunciante é rankeado abaixo do quarto lugar na busca orgânica. Ainda segundo o post, os resultados variam de acordo com os anunciantes. Vale lembrar também que o estudo é baseado nos cliques, e não em conversões.

Os números são interessantes, mas faltam dados específicos para determinar os segmentos que mais se beneficiam com uma estratégia de anúncios de busca. A divulgação desse estudo é ótima para a empresa, que incentiva o investimento nos anúncios pelos anunciantes (claro) recomendando que os anunciantes realizem experimentos aleatórios para quantificar melhor o tráfego incremental.

Confira os dados da pesquisa no mini-infográfico abaixo:

E aí, será que mesmo assim vale a pena investir no AdWords?