Durante este ano, o Facebook continuou ganhando território por todo o mundo e se mostrou um ótimo combatente na guerra das redes sociais. A rede social de Mark Zuckerberg cresceu também no Brasil, ameaçando por várias vezes a liderança do Orkut. A velha rede social da Google até tentou segurar seu lugar, por vezes demonstrando certo desespero. Mas nada parecia adiantar, principalmente depois do surgimento da mais nova rede social da Google, o Google +. Apesar de seu crescimento extremamente rápido, alguns analistas não acreditavam que a nova rede social ameaçaria as já estabelecidas. A própria Google anunciou que o Orkut continuaria vivo, mesmo com sua nova investida. Mas uma funcionalidade foi lançada demonstrando a preferência da Google, seu nome é Orkut Photo Importer, que permite a migração de fotos do Orkut para o Google +. Este foi um dos reflexos das análises que diziam que o Facebook já teria ultrapassado o Orkut no Brasil. Estaria tudo perdido?

Aparentemente não. O site da Experian, grupo responsável pela Hitwise, ferramenta de mensuração de campanhas na web, anunciou recentemente que o Orkut ainda é líder do mercado brasileiro de redes sociais. No Brasil o Facebook continua crescendo, mas não o suficiente para ultrapassar o Orkut.

Segundo a empresa, no mês de Setembro deste ano o Orkut atingiu 40,51% de market share de visitas da categoria de Redes Sociais e Fóruns da Experian Hitwise, a ferramenta de inteligência digital da Experian, mostrando queda de 19,41 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2010, que chegou a 59,91%. O Facebook, por sua vez, atingiu 24,61% durante o mesmo período, um pulo gigante dos 3,92% de market share de visitas registrado em Setembro de 2010.

Em terceiro lugar ficou o serviço de vídeos da Google, o YouTube, com um market share de visitas de 17,80%, registrando queda de 0,75% em relação ao ano passado. O Twitter aparece em seguida, ocupando o 4º lugar com 2,63%, também com queda, mas de apenas de 0,05% em relação a Setembro de 2010.

As outras colocações do ranking da Hitwise foram: em 5º lugar o Badoo (2,27%), seguido do Windows Live Home (2,24%), Yahoo! Answers Brasil (2,23%) e Bate-papo UOL (1,43%). Em 9º lugar temos o mais novo fenômeno das redes sociais, o Google+, rede social que nasceu em Junho deste ano abocanhou 0,65% de market share de visitas no mês de Setembro. O Habbo Brasil ficou em 10º lugar com 0,58%.

A diferença do Orkut para o Facebook, pelo menos nesta análise da Hitwise, é enorme. Como quase ninguém que conheço continua na antiga rede social da Google, eu realmente acreditava que o Facebook teria assumido a liderança. Mas claro que esta é uma das análises, em breve teremos outras que apontarão a rede social de Zuckerberg como líder do mercado brasileiro de redes sociais.

E para você, o Orkut continua na frete?