Pesquisa Revela: A Maioria das Empresas já utiliza de Mídias Sociais para o Recrutamento

Grande maioria das empresas está evitando, de certo modo, as entrevistas de empregos e focando mais na mídia social como sua principal ferramenta de recrutamento, pelo menos de acordo com os resultados de um relatório anual anunciado pela empresa de software de recrutamento social Jobvite.

O relatório, intitulado Jobvite Social Recruiting Survey 2010, foi baseado em uma pesquisa online feita com 600 participantes entre Maio e Junho.

Dos entrevistados que estão recrutando ativamente este ano, 92% disseram que “atualmente usam ou planejam” usar redes sociais para o recrutamento de novos funcionários. Enquanto isso, os gastos com ferramentas mais tradicionais como consultorias empresas de recrutamento diminuíram ou mantiveram-se constantes para a maioria das empresas.

Como previsto, a rede social mais usada pelas empresas para o recrutamento é o LinkedIn (78%), seguida pelo Facebook (55%). O site que obteve a maior taxa de crescimento foi o Twitter, que nem se mostrou no radar quando a Jobvite realizou pela primeira vez essa pesquisa, em 2008, mas neste ano foi utilizado por 45% dos entrevistados.

A maioria das empresas que estão contratando leva em consideração a presença de um candidato em mídias sociais como parte do processo de seleção, sendo que 38% indicam que sempre procuram pelos perfis em redes sociais do candidato e 32% fazem isso às vezes.

Indicando que a participação em redes sociais no recrutamento de candidatos é mais do que apenas hype, a pesquisa relatou que 58% das empresas já contrataram com sucesso por meio das redes sociais.

Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis no site da Jobvite (o registro gratuito é necessário para o download).

0 responses to “Pesquisa Revela: A Maioria das Empresas já utiliza de Mídias Sociais para o Recrutamento

  1. E no Brasil, como está a situação? Acho que, fora empresas de TI e mídias sociais, os demais segmentos só dão uma olhada no orkut para ver se o cara não tira foto de maloco com armas e dinheiro, e boa. Uma pena.

    A Web hoje oferece ferramentas muito poderosas para que cada um molde sua própria imagem profissional. Desperdiçar esses esforços pessoais chega a ser triste.

    []’s!

  2. E no Brasil, como está a situação? Acho que, fora empresas de TI e mídias sociais, os demais segmentos só dão uma olhada no orkut para ver se o cara não tira foto de maloco com armas e dinheiro, e boa. Uma pena.

    A Web hoje oferece ferramentas muito poderosas para que cada um molde sua própria imagem profissional. Desperdiçar esses esforços pessoais chega a ser triste.

    []’s!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *